Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Pedras Grandes comemora 145 anos da imigração italiana

Programação para festejar a fundação da Colônia Azambuja 1877 inicia nesta segunda-feira e se estende por toda a semana
Por Redação Pedras Grandes, SC, 23/04/2022 - 14:55
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A programação oficial dos 145 anos da Imigração Italiana no Sul de Santa Catarina e fundação da Colônia Azambuja 1877 inicia segunda-feira, 25 de abril e vai até o dia 1º de maio, em Pedras Grandes. Serão realizadas diversas atividades para celebrar a cultura italiana na região, culminando com a Festa da Colônia Azambuja no final de semana.

A programação inicia na segunda-feira, 25, às 19 horas, com a celebração de uma missa solene em comemoração aos 100 anos de construção da Igreja de São Marcos, em Azambuja, seguida de uma sessão solene da Câmara de Vereadores, no mesmo Distrito de Pedras Grandes.

Na terça e quarta-feira, 26 e 27, será realizado workshop de ilustração, apresentando um percurso na História da Imigração Italiana em Azambuja, para crianças das escolas do município. A ministrante será a designer, ilustradora e quadrinhista Cidiane Guisso, autora da primeira história em quadrinhos regional vêneta brasileira.

Na quinta-feira, 28, data que marca a chegada das primeiras famílias de imigrantes à Azambuja, haverá, às 9 horas, uma homenagem aos pioneiros no cemitério de Azambuja, com a colocação de uma corbélia de flores pela memória dos imigrantes. Neste mesmo dia será aberto a visitação o Museu Estação Pedras Grandes e às 20 horas estreia do documentário 145 anos da Imigração produzido pela UNITV.

Na sexta-feira, 29, acontecem em Azambuja duas atividades acadêmicas, sendo a primeira às 9 horas, sobre agroturismo: um novo conceito de negócios e o segundo, a partir das 14 horas, o Seminário Internacional sobre Imigração Italiana. A partir das 19 horas, o Assembleia Legislativa de Santa Catarina se transfere para Azambuja, com a realização de uma sessão especial destinada a comemorar os 145 anos da Imigração Italiana no Sul de Santa Catarina e fundação da Colônia Azambuja 1877. Haverá também um show no pavilhão de eventos, com bandas para a juventude.

No sábado, 30, às 8 horas será inaugurada a Festa da Colônia Azambuja 1877, com abertura da Feira de Turismo da Rota da Imigração Italiana no Sul de Santa Catarina, programas de rádio e televisão, apresentações de música italiana e o Tombo da Polenta, a cargo do grupo Amicci della Polenta. À tarde continuam os shows com artistas da região, anúncio do vencedor do concurso para escolha da música oficial e às 20 horas sobe ao palco o tenor Rinaldo Viana, que começou a carreira vencendo o programa de calouros apresentado por Raul Gil.

Domingo, dia 1º de maio, a programação começa às 10 horas, com a santa missa em italiano na Igreja São Marcos de Azambuja. Logo a seguir, será realizado o desfile das famílias, representando a chegada dos imigrantes italianos. O almoço comunitário será servido no salão da igreja, e ao mesmo tempo, acontece a segunda edição do tombo da polenta. A tarde, diversos grupos musicais da região se apresentam no palco principal da festa e às 18 começa o show nacional de encerramento, com Mister Paco, ex-vocalista da banda Os Incríveis, e apresentação da formação inicial da Banda Matusa. 

Todos os shows, palestras e atividades, a excessão da gastronomia, serão gratuitos, com transmissão online que pode ser conferida clicando aqui. Toda a programação está sendo promovida pela Prefeitura Municipal de Pedras Grandes, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes. “Pedras Grandes te espera de braços abertos para a comemoração dos 145 anos da imigração Italiana e fundação da Colônia Azambuja 1877”, convida o prefeito Agnaldo Filippi.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito