Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Pedidos de falência recuam 15,2% em 12 meses

Pesquisa nacional leva em conta falências decretadas, pedidos de recuperação judicial e recuperações judiciais deferidas
Por Redação São Paulo, SP, 04/06/2019 - 13:08 Atualizado em 04/06/2019 - 13:28
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os pedidos de falência caíram 15,2% no acumulado em 12 meses (junho de 2018 até maio de 2019 em relação aos 12 meses anteriores), segundo dados com abrangência nacional da Boa Vista. Mantida a base de comparação, as Falências Decretadas, Pedidos de Recuperação Judicial e Recuperação Judicial Deferidas diminuíram 12,1%, 24,5% e 16,1%, respectivamente.

Na comparação mensal, Pedidos de Falência (29,8%), Falências Decretadas (6,2%) e Pedidos de Recuperação Judicial (27,4%) registraram alta, enquanto o indicador de Recuperação Judicial Deferidas apresentou queda (-2,7%).

De acordo com os resultados acumulados em 12 meses, observa-se a continuidade da tendência de queda nos pedidos de falência. Esse movimento está atrelado à melhora nas condições econômicas desde 2017, que permitiu às empresas apresentarem sinais mais sólidos nos indicadores de solvência.

Entretanto, a continuidade desse processo está condicionada à evolução da atividade econômica nos próximos períodos.

Os pedidos de falência, por exemplo, já apresentaram alta em maio tanto na comparação com abril quanto em relação a maio do ano passado. Contudo, ainda não é possível falar em mudança de tendência.

A situação financeira das empresas, de maneira geral, segue positiva, mas pode ser afetada pela deterioração do cenário econômico.

Metodologia

O indicador de falências e recuperações judiciais é construído com base na apuração dos dados mensais registradas na base de dados da Boa Vista, oriundas dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito