Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Os pré-candidatos a prefeito de Criciúma em 2020

Além dos novos já previamente lançados, Lucas Dalló surge como possibilidade do Podemos
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC , 11/06/2020 - 15:32 Atualizado em 11/06/2020 - 16:28
Foto: reprodução
Foto: reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe algumas incertezas em relação a data em que acontecerá às eleições municipais de 2020. Apesar de, a princípio, continuar marcada para acontecer em 4 de outubro, muito se fala sobre um possível adiamento do pleito, tanto para meses posteriores, como para 2022 - em uma unificação com as eleições presidenciais. Enquanto a decisão ainda não é tomada, Criciúma já apresenta alguns nomes como pré-candidatos a Prefeitura. 

O mais recente dos possíveis pré-candidatos é o bolsonarista Lucas Dalló, filiado ao partido PODEMOS e que ocupa um cargo em Brasília na Secretaria Nacional da Juventude. Lucas estava sendo cotado para vereador, mas afirmou que irá encarar as eleições para prefeito neste ano. 

Ainda à direita, a advogada e jornalista Júlia Zanatta é um dos nomes já consolidados na pré-candidatura, representando o Partido Liberal (PL). Tida como a candidata da família Bolsonaro, principalmente por sua amizade próxima com o deputado Eduardo Bolsonaro. Em entrevista à Rádio Som Maior em fevereiro deste ano, Júlia disse estar preparada para as eleições. “O meu nome é um fato novo, assim como a presença do Bolsonaro aqui em Criciúma também é”, disse, na ocasião.

A consolidação da aliança entre o Democratas (DEM) com o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), após reunião com autoridades de ambos os partidos nesta quarta-feira, praticamente definiu uma chapa para as eleições municipais em Criciúma. O médico Aníbal Dário (MDB), nome novo na política criciumense, deverá ser o pré-candidato à prefeito, tendo como sua vice a professora Lisi Tuon (DEM). “Queremos elevar a produção de riqueza e a qualidade de vida”, disse o médico, em entrevista à Som Maior em março.

O atual prefeito do município, Clésio Salvaro (PSDB), vai à reeleição. Salvaro continua sendo um dos nomes mais fortes para as eleições deste ano e terá, novamente, Ricardo Fabris como seu vice. Em fevereiro, o candidato do Partido da Social Democracia Brasileira anunciou dispensa do fundo eleitoral para a sigla.

Já o Partido dos Trabalhadores (PT) também contará com um nome para as eleições majoritárias de 2020. Chico Balthazar é o pré-candidato à Prefeito do partido. Em entrevista à Som Maior no início de fevereiro, Chico declarou enfrentamento à Salvaro. “Vamos mobilizar nossos velhos e novos militantes para enfrentar e prefeito Salvaro”, disse, na ocasião.

Outros possíveis nomes

Com a decisão do vereador Júlio Kaminski de desistir de concorrer às eleições majoritárias e se desfiliar do PSL, a sigla acabou ficando sem um candidato à Prefeito. Rodrigo Minotto (PDT), membro da bancada de Moisés na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), já demonstrou interesse em se lançar como pré-candidato. O vice-presidente do PSL em Criciúma, Jefferson Monteiro, descartou a possibilidade do partido apoiar a candidatura de Minotto.

Além destes nomes, ainda há a possibilidade do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) concorrer a majoritária. Três nomes foram colocados em discussão interna do partido para representar à sigla na disputa eleitoral, os professores Gabriel Angelo e Ederson da Silva, e a estudante de Direito Sarah Fagundes, que pode ser a primeira mulher trans a concorrer à Prefeitura na cidade. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito