Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Os mensageiros da Magia de Natal

Campanha do A Tribuna selecionou cinco entre as 438 cartas que foram enviadas pelas crianças
Por Bruna Borges Criciúma, SC, 19/12/2018 - 07:30
Fotos: Daniel Búrigo / A Tribuna
Fotos: Daniel Búrigo / A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A menos de uma semana para o Natal, o verdadeiro espírito de festas tomou conta do Jornal A Tribuna, da Rádio Som Maior e do Portal 4oito. O grupo recebeu em sua sede, na tarde de ontem, a visita das crianças que tiveram suas cartas selecionadas na edição 2018 do projeto Magia de Natal. Elas participaram do programa Ponto a Ponto e contaram no que se inspiraram para escrever suas mensagens de fim de ano. 

A linha de raciocínio dos pequenos não é complicada, mas chama a atenção e emociona a quem lê. Como a frase do Davi Demétrio, que diz que “Natal é união, é amor, é gentileza. No Natal as pessoas têm mais paciência, são mais sensíveis, eu queria que fosse assim o ano todo”. 

Terceira edição

Esse é o objetivo da ação que este ano chegou a sua terceira edição e, mais uma vez, conseguiu extrair das crianças o mais profundo sentimento de amor e compaixão. Como se pode ler na cartinha da Clara Dias que, com apenas dez anos de idade, já sabe o tamanho da importância que tem a solidariedade na vida de uma pessoa. 

“Sim, é legal ganhar presentes, mas se você fizer algo de bom para outra pessoa vai te fazer tão bem, mais do que a quem precisa. Faça um teste, ajude uma pessoa ou mais e tu vai ver como é bom ajudar uma pessoa. Se você ajudar muitas pessoas vai ver que está ajudando o mundo, então ajude o mundo. Você pode começar por atos pequeninos e daqui a pouco vão ser coisas grandes”, disse a menina em um trecho da sua mensagem. 

Davi Demétrio, 11 anos

Escola Marechal Rondon

 

Natal, nascimento de Jesus

Meu nome é Davi. Eu tenho 11 anos e vou escrever sobre o Natal. No Natal se comemora o nascimento de Jesus, onde praticamente todas as famílias comemoram juntas. Isso une os familiares que estão desunidos, os amigos que estão chateados, os namorados ou noivos que estão separados. Natal é união, é amor, é gentileza. No Natal as pessoas têm mais paciência, são mais sensíveis, eu queria que fosse assim o ano todo. Que pensa que existem pessoas más neste mundo. Nossa sorte é que temos pessoas boas no mundo. Eu espero que no Natal tenham mais crianças felizes e menos crianças tristes. No Natal eu espero que as pessoas tenham trabalho, estejam saudáveis, que festejem esse dia tão feliz que é o Natal. Existe aquela frase – fazer o bem sem olhar a quem –, é isto que temos que fazer no Natal e no ano inteiro. Este dia é tão especial que o mundo inteiro ganha presentes, as pessoas mais pobres e as pessoas mais ricas, dos melhores presentes até os piores presentes, mas o que realmente importa é a união de famílias e amigos.

Davi Demétrio, um dos autores de cartinhas

Voz às crianças

O diretor executivo do Jornal A Tribuna, Dorvanil Vieira, já adiantou que a ação será renovada para a quarta edição em 2019. Para ele, o projeto é o mais importante realizado pelo grupo. “Essa campanha traz muita realização, porque traz o sentimento que nós, adultos, deixamos de lado na correria do dia a dia”, comenta Vieira.

O diretor leu muitas das cartas que chegaram e conta como foi a experiência. “Quando lê as cartas, a gente leva um choque, porque elas trazem coisas lindas, maravilhosas, mas também falam sobre perdas, sobre problemas familiares. A criança é pura por natureza e ela expressa a sua alma nas cartas”, declara Vieira. “Por isso, essa leitura nos traz tanto aprendizado e reflexão, além de ser uma oportunidade para dar voz às crianças”, complementa. 

Isabella dos Santos, 8 anos

Escola Padre Paulo Petruzzellis, Bairro da Juventude

 

Bons sentimentos do Natal

O Natal é amor, é felicidade, carinho, amizades, respeito, obediência, é comemorar o nascimento de Jesus. Ajudar as pessoas, alegria, paixão, paz, ajudar os pobres. Te amo, Jesus.

Isabella dos Santos também participou da promoção

Estar com quem se ama

Emendadas, de fôrma, letra pequena, letra redonda, frases curtas, algumas mais longas e, em certos casos, desenhos ao lado para ajudar a passar a mensagem. Cada criança descreveu do seu jeito o que significa a Magia do Natal. Para elas, estar ao lado da família e dos amigos é o que realmente importa. 

“Este dia é tão especial que o mundo inteiro ganha presentes, as pessoas mais pobres e as pessoas mais ricas, dos melhores presentes até os piores presentes, mas o que realmente importa é a união de famílias e amigos”, é o que traz o Davi em suas frases.

Esses sentimentos do bem e boas energias também estão nos pensamentos da Mariany Westrup Ronchi, de 11 anos. “Que possamos ser como o anjo, mensageiro de paz e boa-nova que todos os bons sentimentos que o Natal traz preenchem os nossos corações, trazendo mais alegria para cada dia do Ano Novo. Que possamos dividir tudo isso com pessoas especiais que fazem parte das nossas vidas”, escreve Mariany. 

Até mesmo a caçulinha do grupo de vencedores, a Isabella da Silva dos Santos, de oito anos, soube expressar o que há de mais bonito nessa época do ano. Ela também lembrou, em poucas palavras, o sentido religioso da comemoração, destacando que é tempo de “comemorar o nascimento de Jesus”. Em seu encerramento, ela manda um recado ao aniversariante. “Te amo, Jesus”, escreve Isabella. 

Mariany Ronchi, 11 anos

Escola Sagrada Família, Forquilhinha

 

Pra mim o Natal vem do nosso coração, pois a gente tem humildade, sabedoria e caridade. O Natal é quando colocamos a árvore e enfeitamos com a estrela no topo que nos guia o ano todo. Que possamos ser como o anjo, mensageiro de paz e boa nova que todos os bons sentimentos que o Natal traz preenchem os nossos corações, trazendo mais alegria para cada dia do Ano Novo. Que possamos dividir tudo isso com pessoas especiais que fazem parte das nossas vidas. Neste Natal, que a luz e a paz brilhem em sua volta realizando os sonhos com fé, esperança e saúde. É tempo de comemorar a vida, espalhar amor e semear a esperança.

Mariany Ronchi, mais uma autora premiada

Prêmios aos vencedores

A campanha Magia de Natal recebeu este ano 438 cartas e cada uma delas foi lida para que se chegassem às cinco vencedoras. As crianças que tiveram suas cartas selecionadas foram recepcionadas ontem com um café e ganharam prêmios. 

A cartinha que mais se destacou foi a da Mariany Westrup Ronchi, da Escola Sagrada Família, de Forquilhinha. O segundo lugar ficou com a Ana Júlia Ribeiro Carvalho, do Bairro da Juventude. As duas meninas ganharam um tablet. 

“Neste Natal, que a luz e a paz brilhem em sua volta realizando os sonhos com fé, esperança e saúde. É tempo de comemorar a vida, espalhar amor e semear a esperança”, foi o que trouxe a Mariany em sua cartinha campeã.

A Ana Júlia participou da ação pela segunda vez e na sua mensagem ela mostrou que é preciso todos os anos renovar o espírito de esperança. “Eu acredito na magia do Natal e cada dia que passa vou acreditando mais ainda, porque traz um sentimento de alegria no meu coração. Eu sei que Deus pode fazer o impossível para fazer as pessoas felizes, e por isso eu acredito na magia do Natal”, afirma a menina. 

Ana Júlia Carvalho, 11 anos

Escola Padre Paulo Petruzzellis, Bairro da Juventude

 

Deus pode fazer o impossível para as pessoas

A magia do Natal é muito importante, porque traz muita alegria, união e esperança de um mundo melhor. Eu acredito na magia do Natal e cada dia que passa vou acreditando mais ainda, porque traz um sentimento de alegria no meu coração. Eu sei que Deus pode fazer o impossível para fazer as pessoas felizes, e por isso eu acredito na magia do Natal. E que o seu Natal seja repleto de felicidade, esperança e união, que Deus realize todos os seus sonhos, e você seja muito feliz pelo resto da sua vida. Um Feliz Natal e próspero Ano Novo.

Ana Júlia Carvalho deu o seu recado

"Mais respeito no Mundo"

Todas as cartinhas tiveram destaque no Ponto a Ponto e foram lidas por seus autores. A apresentadora Pity Búrigo perguntar às crianças o que elas gostariam de ganhar nesse Natal. Clara Dias, de 10 anos, não teve dúvida. “O que eu queria mesmo era que as pessoas tivessem mais respeito no mundo”, declarou a menina na Rádio Som Maior.

A sinceridade da menina encantou e confirmou a honestidade que ela já havia demonstrado em sua carta. Nas frases, Clara contou o que pensa sobre o Bom Velhinho. 

“A magia do Natal reúne os familiares, todo mundo ri. As crianças e até os adultos imaginam o Papai Noel, mas tem gente que não acredita no Papai Noel. Eu não vou mentir, eu também não acredito nele, mas eu gosto do Natal, eu gosto de me reunir com a família”, revela a menina nas linhas da sua mensagem. 

Clara Dias, 10 anos

Escola Padre Paulo Petruzzellis, Bairro da Juventude

 

Momento de reunir famílias

A magia do Natal reúne os familiares, todo mundo ri. As crianças e até os adultos imaginam o Papai Noel, mas tem gente que não acredita no Papai Noel. Eu não vou mentir, eu também não acredito nele, mas eu gosto do Natal, eu gosto de me reunir com a família. Tem até gente pelas ruas para alegrar a criançada, até os adultos ficam felizes. Para mim, todo mundo devia ter fé, paz, alegria e respeito no Natal, ainda mais que é Natal. Devemos ser iguais ao seu Nicolau, pois ele teve um coração muito bondoso com todo mundo. A gente tem que ter o espírito de Natal e não é só para pensar em presentes. Sim, é legal ganhar presentes, mas se você fizer algo de bom para outra pessoa vai te fazer tão bem, mais do que a quem precisa. Faça um teste, ajude uma pessoa ou mais e tu vai ver como é bom ajudar uma pessoa. Se você ajudar muitas pessoas vai ver que está ajudando o mundo, então ajude o mundo. Você pode começar por atos pequeninos e daqui a pouco vão ser coisas grandes. Você vai ver, o Natal pode ter muitas surpresas. Na verdade, vai ter no mundo todo ou até nos seus sonhos. Feliz Natal. 

Clara Dias, mais uma participante

Mensagem de fim de ano

A executiva de vendas do A Tribuna Adriana Andrade Silva também fez a leitura das cartas e revela o que mais os pequenos escreveram este ano. “Elas contam o dia a dia, falam como é o Natal delas, algumas ficam felizes porque encontram os primos de longe e falam que gostariam que fosse todo dia assim”, relata Adriana. 

Este ano o projeto Magia de Natal contou com a parceria de Rockfeller Language Center, Colégio Sagrada Família, Casa Guido, Ressoar Aparelhos Auditivos, Óticas Carol e Bairro da Juventude. A partir de hoje, a carta vencedora, da Mariany, passa a ser exibida nas páginas do jornal e também durante a programação da Rádio Som Maior como mensagem de fim de ano do grupo. 

“Eu espero que no Natal tenham mais crianças felizes e menos crianças tristes. No Natal, eu espero que as pessoas tenham trabalho, estejam saudáveis, que festejem esse dia tão feliz que é o Natal. Existe aquela frase – fazer o bem sem olhar a quem –, é isto que temos que fazer”, reforça Davi.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito