Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Operação Marias: Polícia Civil visita 11 vítimas em Criciúma

Operação contra crimes de violência doméstica foi cumprida em todo o território nacional, mas sem mandado de prisão na região Carbonífera
Por Heitor Araujo Criciúma - SC, 05/03/2020 - 17:19 Atualizado em 05/03/2020 - 17:19
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Foi desencadeada em todo o território nacional, nesta quinta-feira, 5, a Operação Marias, que cumpriu mandados de prisão contra quem cometeu crime de violência doméstica contra as mulheres. Em Santa Catarina, a operação teve desdobramentos em 11 cidades, inclusive em Criciúma. No município, como não havia mandados a serem cumpridos, a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) realizou visitas às vítimas que têm ordem de restrição contra os agressores.

De acordo com o delegado Fernando Guzzi, adjunto da DPCAMI de Criciúma, responsável pelo setor de investigação, foram 11 diligências na cidade. "Foram realizadas visitas por duas equipes policiais, sendo as vítimas indagadas sobre o cumprimento das ordens pelos agressores, bem como orientadas juridicamente e sobre as medidas a serem tomadas em caso de desobediência", explicou.

A resposta dada pelas vítimas, segundo Fernando, foi positiva, com apenas um caso em que foi relatado que o agressor permanece aparecendo nas proximidades. "Não constatamos descumprimentos hoje, as vítimas comentam que estão se sentindo seguras e deram uma resposta positiva, no geral. Uma vítima comentou de um cara que ainda está rondando, vamos tomar as atitudes jurídicas para resolver essa situação", apontou.

Dentre as medidas jurídicas que podem ser tomadas está o pedido de prisão preventiva do agressor. "Quem descumpre medida protetiva é prisão. Pode ser preso em flagrante se estiver descumprindo durante a visita policia. Se não for flagrante, o delegado pede a prisão preventiva para o juiz", esclareceu o delegado.

No Estado

A Coordenadoria das DPCAMIs foi a responsável por organizar a operação em Santa Catarina. Para a coordenadora das DPCAMIs, delegada Patrícia Zimmermann D’Ávila, esta ofensiva mostra que a Polícia Civil está nas ruas atuando forte no combate à violência contra as mulheres. Mais de 100 policiais civis foram mobilizados. “Estamos intensificando essas ações e vamos continuar agindo para reduzir os crimes contra a mulher e também para que a população veja que existem maneiras de se evitar esses crimes por meio das denúncias e das representações à polícia”, afirma a delegada.

Segundo o delegado da 6ª DPCAMI, Gustavo Kremer, dois homens foram presos em flagrante na semana passada em Florianópolis a partir do relato das vítimas, na delegacia. “É importante frisar que precisamos da participação da mulher. Além de fazer o registro do BO (Boletim de Ocorrência), ela tem que ficar em contato com a Polícia Civil para comunicar qualquer descumprimento da medida protetiva e para que possamos novamente entrar em ação”, ressalta o delegado. O disque denúncia da Polícia Civil é o 181 e o WhatsApp (48) 98844-0011.

* Com informações da Polícia Civil

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito