Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Operação investiga irregularidades em bombas de combustível

Dispositivos seriam utilizados em equipamentos para marcaram quantidade vendida. Casos aconteceram em Blumenau
Por Redação Blumenau, SC, 17/10/2019 - 15:11
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Na manhã desta quinta-feira, 17, a 2a Delegacia de Polícia de Blumenau, com o apoio da DIC e 1°DP, e em conjunto com a Secretaria de Estado da Fazenda, Imetro/SC e ANP (Agência Nacional do Petróleo), realizou a Operação Falso Dígito de combate a crimes de sonegação fiscal e contra o consumidor. Foram vistoriados diversos postos de combustíveis, em Blumenau. O Imetro fez a análise das bombas, a Receita Estadual da documentação fiscal e a ANP da qualidade do combustível vendido.

O delegado Lucas Gomes de Almeida afirma que está sendo investigada denúncia de suspeita de utilização de dispositivos fraudulentos em bombas que mascaram a quantidade real de combustível vendido. Esta prática incorre no crime contra a relação de consumo, tipificado no Art. 7, VII, da Lei 8137/90, que prevê pena de 2 a 5 anos de prisão. O delegado ainda aconselha que os consumidores que desconfiarem de entrega de combustível inferior ao cobrado denunciem ao Procon, Imetro ou à Polícia Civil.

Almeida destaca que na operação foi constatado que em uma bomba foi identificado que ela entregava 720ml a menos a cada 20 litros comprados, que acabou sendo interditada pelo Imetro. Já Rudinei Floriano, presidente do Imetro em SC, informa que o ato de utilizar dispositivo eletrônico ou mecânico para fraudar o volume e obter vantagem no preço, ou comercializar combustível adulterado consiste em infração que pode levar ao fechamento do estabelecimento por cinco anos. A lei estadual nº 17.760 também impede o dono do posto de abrir novas empresas no mesmo ramo durante o período equivalente. “Vamos intensificar as operações conjuntas em todo o Estado com Procon, Polícia Civil, Fazenda estadual e ANP", diz o presidente.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito