Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Onde surgiu o Carnaval?

Prática de se fantasiar e sair pelas ruas é bem mais antiga que o descobrimento do Brasil
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 05/03/2019 - 19:35

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O carnaval não surgiu no Brasil, embora tenha passado por diversas alterações em nosso país. Essa prática é bem antiga, sendo praticada no Egito há cerca de 12 mil anos, onde integrantes da sociedade pintavam seus corpos e rostos e saiam às ruas para espantar os demônios que segundo eles prejudicavam a colheita.

Outro povo importante para a história, os gregos antigos também comemoram uma espécie de carnaval, homenageando Dionísio. Em Roma as festividades eram em nome do deus Saturno, por lá eles utilizavam os antepassados dos carros alegóricos para desfilar, chamados de carrum navalis, onde as pessoas saíam nuas.

O Carnaval chegou ao Brasil durante o século XVII, trazido pelos portugueses, que por lá faziam festa jogando água, ovos e farinha em outras pessoas. Em nosso país o Carnaval recebeu influencias de países como Itália e França, que já tinham alguns desfiles pelas ruas.

Ao longo dos anos esse tipo de evento foi ganhando corpo em terras tupiniquins. No fim do século XIX surgiram os primeiros blocos e cordões. Nessa época já era comum se fantasiar e sair pelas ruas. Nos anos de 1900 as marchinhas ganharam espaço. Em 1932 a Mangueira conquistou a primeira edição do Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e hoje a maior campeã é a Portela, que tem 22 títulos.

Tags: carnaval

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito