Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

OMS deve classificar transtorno por jogos eletrônicos como doença

Conhecida por CID, lista deve ser atualizada em maio
Redação
Por Redação Criciúma - SC, 03/01/2018 - 17:21
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Após 28 anos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) vai atualizar a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID, sigla em inglês). As definições de vários conceitos serão reformuladas, incluindo outros, como o transtorno por jogos eletrônicos.

A CID é um mecanismo que padroniza as enfermidades, problemas de saúde pública e transtornos que possam levar à morte ou incapacitar pessoas. A última edição, a CID-10, foi aprovada em 1990. A CID-11 deve ser lançada em maio, após a Assembleia Mundial de Saúde.

A inclusão de transtornos mentais ocasionados por comportamentos obsessivos do chamado gaming disorder ou “transtorno por jogos eletrônicos” está entre as maiores alterações. De acordo com a OMS, a utilização de equipamentos eletrônicos aumentou drasticamente nos últimos anos, acompanhado de consequências prejudiciais à saúde. 

A classificação ainda não está definida. Os especialistas continuam debatendo o assunto para chegar a uma conclusão sobre as novas diretrizes.