Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Obra de R$ 50 mi em serra histórica avança e promete transformar o turismo em SC

Conclusão é esperada ainda no primeiro semestre de 2026

Por Davi Brabos Criciúma, SC, 21/01/2026 - 11:17 Atualizado há 3 horas
Expectativa para a liberação completa da serra é a partir de março - Foto: Divulgação
Expectativa para a liberação completa da serra é a partir de março - Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A obra da Serra do Corvo Branco, com 57 km de extensão entre Urubici e Grão-Pará, que contou com investimento de R$ 50 milhões, está há poucos meses do fim e deve impactar diretamente no turismo em Santa Catarina. A conclusão da obra irá permitir um tempo muito menor aos usuários que usam a rodovia para viagens curtas.

Na manhã desta quarta-feira (21), o prefeito de Urubici, Leandro Corrêa (PSD), concedeu entrevista ao Programa Adelor Lessa, onde afirmou que a expectativa para a liberação completa da serra é a partir de março e abril. "Muita gente em Grão-Pará que sobe a serra, e hoje uma viagem que levaria em torno de meia hora, tem que vir pela serra do Rio do Rastro levando três horas e meia. Fica inviável", destaca.

LEIA MAIS

Interdição completa

A partir desta quarta-feira (21), a Serra do Corvo Branco, em Urubici, será interditada completamente para obras de pavimentação.

A expectativa da prefeitura do município é de que os trabalhos sejam concluídos em até 10 dias corridos. No final de semana (dias 24 e 25), a rodovia será liberada. A partir da próxima semana, o trecho irá operar no formato "pare e siga".

Serra será interditada completamente nos próximos dias - Foto: IStock/Getty Images/Divulgação

Impacto no turismo

Na entrevista, Corrêa comentou todo o impacto que o momento provocará no turismo da região. "O turismo está, de certa forma, tomando a liderança da nossa atividade econômica e tendo uma ligação direta com o litoral sul. Através da Serra do Corvo Branco, iremos aumentar muito o fluxo de pessoas, até mesmo ligando ao Oeste de Santa Catarina", explica o prefeito.

Atualmente, a cidade de Urubici tem um alto número de vagas em pousadas e hotéis, que quase iguala o número de habitantes. "Quase 1.200 pousadas, quase 10 mil leitos, então nós recebemos um fluxo de pessoas bem bacana para o tamanho de Urubici. Oficialmente, Urubici conta em torno de 12 mil habitantes", informa.

Para ele, o objetivo é melhorar ainda mais a experiência dos visitantes, após a conclusão da obra. "Temos uma gastronomia muito boa, parques turísticos, belezas naturais. Estamos agora investindo na infraestrutura da parte urbana para que a gente consiga receber cada vez melhor nossos visitantes', diz.

Visão estadual

Quem também falou sobre a Serra do Corvo Branco na Rádio Som Maior foi o deputado estadual Volnei Weber (MDB). O parlamentar confirmou a expectativa dos prazos até março, mas acredita que pode atrasar um pouco. "A vontade do governo é entregar essa obra o mais rápido possível este ano, e a previsão, como se falava, era março. Quero acreditar que não deve passar muito mais da metade do ano", conta.

Serra do Corvo Branco deve ser concluída ainda no primeiro semestre - Foto: IStock/Divulgação

Copyright © 2026.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito