Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

O trabalho pelo bem do próximo

Dia Internacional do Voluntário é comemorado hoje em todo o mundo. Há grandes exemplos aqui
Por Bruna Borges Criciúma, SC, 05/12/2018 - 07:35
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Trabalho voluntário. Todos conhecem alguém ou alguma instituição que precise de pessoas que se dediquem sem esperar qualquer tipo de remuneração. Mas, na verdade, quem pratica as ações beneficentes não concorda totalmente com essa definição. Para os voluntários, ajudar aqueles que mais necessitam tem um significado essencial em suas vidas.

“Eu nem sei nem explicar em palavras o que se sente. É como se tudo fizesse sentido. Todo o trabalho, todo o cansaço, toda a dedicação, a entrega. Quando vamos visitar um asilo, por exemplo, nem precisa ser uma doação financeira, a gente doa tempo, atenção, conversa com os idosos e é indescritível a sensação. É o que dá forças para continuar trabalhando”, declara a presidente distrital do LEO Clube, Tays Guimarães. 

O movimento que existe no mundo inteiro comemora hoje aniversário, mesma data em que é celebrado o Dia Internacional do Voluntário. Formado nos Estados Unidos na década de 1950, o LEO Clube é o braço jovem do Lions Clube e existe no Brasil desde o fim da década de 1960. Um dos objetivos do movimento é formar jovens responsáveis e, para tanto, diversas ações sociais são realizadas durante o ano. 

Ações diversificadas

Somente este ano, o Distrito LEO L D-9, que compreende cidades do Sul de Santa Catarina e o município serrano de Lages, realizou campanhas contra os maus-tratos e abandono aos animais, feiras de adoção dos bichinhos, campanha de combate à depressão entre adolescentes e jovens, além de ações como pedágios solidários para instituições beneficentes. 

Para Tays, que hoje está com 23 anos e participa do LEO Clube desde os 13, começar tão cedo a participar de atividades como essas fez a diferença em sua formação. “Mudou por completo a  minha vida, Antes eu só pensava em mim, era uma pessoa de convivência muito difícil, não tinha empatia pelas pessoas. Mas fui me desenvolvendo dentro do LEO e percebi que o mundo não se tratava só de mim, conheci outras realidades e desenvolvi o companheirismo, a amizade, a formação pessoal mesmo”, destaca. 

Voluntários crescem 12,9% no Brasil

A Tays e os demais companheiros fazem parte de um grupo em crescimento no Brasil. Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 7,4 milhões de pessoas realizaram algum tipo de trabalho voluntário no país em 2017. O número representa um aumento de 12,9% se comparado com 2016.

Para coletar os dados da pesquisa, o IBGE considerou como voluntário o trabalho desenvolvido por pelo menos uma hora na semana, em benefício de pessoas que não sejam familiares ou convivam com o voluntário e para o qual ele não receba qualquer tipo de pagamento. 

Para aqueles que dizem que a vida corrida é o que os impede de participar de alguma ação beneficente, a pesquisa mostrou um dado revelador. As pessoas que já possuem uma ocupação aparecem em maior número entre os que se voluntariam, sendo 4,7% da população, contra 3,9% de não ocupados que também estão inclusos. 

Cruz Vermelha exerce importante papel / Foto: Guilherme Hahn / A Tribuna

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito