Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

O Metropol voltou! Alviverde confirmado na Copa SC Sub-20

É o primeiro passo para uma retomada que poderá recolocar o velho clube da Metropolitana no profissionalismo
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 09/03/2022 - 15:40 Atualizado em 09/03/2022 - 16:12
Gramado pronto, estrutura sendo reformada, o Metropol vem aí / Fotos: Divulgação
Gramado pronto, estrutura sendo reformada, o Metropol vem aí / Fotos: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Ainda não é no futebol profissional, mas que o sonho da velha guarda de torcedores do Esporte Clube Metropol reacende, não há dúvidas que sim. Desde o abandono do profissionalismo em 1970, há 52 anos, o alviverde da Metropolitana nunca esteve tão perto de uma retomada quanto agora. É que, depois de todo esse tempo, o Metropol volta a disputar um campeonato organizado pela Federação Catarinense de Futebol (FCF).

"Estamos na Copa Santa Catarina Sub-20. É uma oportunidade que a Federação Catarinense de Futebol oferece a clubes como o Metropol, para retornar a disputas oficiais estaduais sem aquela obrigatoriedade de profissional, com aqueles valores astronômicos", contou o presidente do clube, José Carlos Vieira, o China. "Será uma boa oportunidade também para analisarmos custos, estrutura, um passo de cada vez. E notar o apelo, o resultado. Estamos nos organizando", destacou.

A boca do túnel do vestiário do Metropol. "Vai ganhar pintura em breve", garante o presidente

A Copa Santa Catarina Sub-20 começará em 23 de abril e terá a participação de 16 equipes. O Metropol está no Grupo A ao lado de Avaí, Barra, Camboriú, Criciúma, Hercílio Luz, Manchister e Próspera. "Temos 30 dias para registrar os atletas. Nossa prioridade é o projeto social do Metropol, então a princípio vamos dar oportunidade à meninada da região. Mas se aparecerem outras possibilidades em relação a jogadores, vamos observar e analisar", destacou. A seleção para posterior inscrição dos atletas começa na próxima segunda-feira (14).

Leia também - De olho na volta ao profissionalismo, Metropol abre escolinha

O estádio

O Metropol segue com o seu velho estádio João Estevão de Souza, que mudou de nome depois de ser reaberto no fim dos anos 70, após o período em que serviu a um kartódromo. Antes, chamava-se Euvaldo Lodi, na época do auge do time pentacampeão catarinense nos anos 60.

"Estamos ultimando as obras que propusemos desde 2020", revelou China. "Na frente do estádio, o terreno que serve de estacionamento está recebendo pavimentação com lajotas. Estamos reformando as cabines de imprensa, os vestiários do time visitante, da arbitragem, recuperamos um vestiário antigo e construímos um refeitório", detalhou.

Estacionamento defronte ao estádio, na rua Manoel João Machado, no Metropol, vai ganhar pavimentação com lajotas

E a atenção é total no gramado. "Está muito bom", garantiu o presidente. "Estamos colocando alambrados novos também, e reformamos o sistema de drenagem. Em dez dias tudo estará ajustado", projetou China. A arquibancada, com capacidade para 1 mil pessoas, será pintada em breve, bem como tudo o muro externo. Em breve será agendada uma vistoria de bombeiros e Polícia Militar. "Assim que terminarmos essas obras faremos a solicitação, inclusive para apanhar as regras para os sistemas de segurança do estádio", completou.

Leia também - Resgate do passado de olho no futuro. Metropol vira exposição

Futebol profissional

O Metropol chegou a participar de reuniões da FCF sondando participações na Série C do Campeonato Catarinense nas duas últimas temporadas. Porém, não avançou, já que mantinha o foco primeiramente em estruturar categorias de base. "Nós temos investidores que garantiram a cobertura dos custos agora, para a Copa Santa Catarina, e estamos trabalhando com os pés no chão", salientou o presidente China.

Questionado sobre a volta a profissionalismo, ele não coloca um prazo. "Vamos dar um passo por vez", resumiu. Atualmente, a região carbonífera conta com três clubes profissionais: Criciúma, Próspera e Caravaggio. 

Bola de um dos jogos do Metropol na excursão à Europa em 62 / Arquivo / 4oito

A última temporada profissional do Metropol foi a de 1969, com o clube fechando as portas como campeão catarinense e desistindo do Estadual de 1970 para nunca mais voltar. Antes disso, o Metropol formou equipes lendárias sendo campeão de Santa Catarina também em 1960, 61. 62 e 67.

O lendário Metropol dos anos 60. Esse é o time de 1963

Em 1962 realizou uma histórica excursão pela Europa, retornando do Velho Continente depois de 23 jogos com 13 vitórias, 6 empates e 4 derrotas.

Camisa e faixa do Metropol campeão de 61 / Arquivo / 4oito

Leia também
Blog Henrique Packter: a trajetória do lendário Metropol
A guinada do Metropol

Copyright © 2021.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito