Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

O impacto da pandemia de Covid-19 na saúde mental da população

Unesc participa de estudo internacional que avalia as consequências da doença na vida das pessoas
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC , 11/08/2020 - 10:22 Atualizado em 11/08/2020 - 10:23
Foto: Luana Mazzuchello / 4oito
Foto: Luana Mazzuchello / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (Unesc), de Criciúma, está participando de um estudo internacional que busca avaliar o impacto da pandemia de Covid-19 na saúde física e mental da população. O projeto conta com a participação de mais de 35 países e mais de 200 pesquisadores, sendo coordenado, no Brasil, pela universidade criciumense.

Apelidado do COH-FIT (Collaborative Outcomes study on Health and Functioning During Infection Times), a pesquisa conta com um questionário, disponível em inúmeros idiomas, para entender como as pessoas estão encarando a pandemia de Covid-19 no mundo.

Uma das coordenadoras do projeto, a mestre em Saúde Samira Valvassori, destaca que a pandemia não afeta somente as pessoas que acabaram positivando para o coronavírus, mas também aquelas que não contraíram a doença e, mesmo assim, sofreram bruscas mudanças em suas rotinas.

“São pesquisas relacionadas ao comportamento das pessoas antes da pandemia e agora. Envolve questões como o consumo de álcool, como era antes e como está agora, comportamento antidepressivo, ansiedade, obsessão, compulsão e estresse. Tem questões relacionadas especificamente a quem contraiu a doença, mas também aqueles que tiveram conhecidos que contraíram e para quem não positivou”, destacou.

Samira ressalta que a pandemia está sendo um peso gigantesco para a população em geral, já que muito dos nossos comportamentos foram afetados pelo medo de positivar para a doença ou de ver algum parente ou conhecido sendo acometido pelo vírus. Toda esse medo e pressão que gira em torno da Covid-19 pode acabar acarretando em alguns problemas psicológicos.

“Por mais que não estejamos em lockdown, que nosso isolamento social não está tão restrito, a maioria das pessoas não está mais tendo a mesma rotina de antes. Não estão vendo mais as mesmas pessoas, e essa alteração pode ser um fator estressante interessante. Queremos avaliar como estava o comportamento das pessoas antes e depois, em relação ao desenvolvimento de transtornos psiquiátricos como depressão, ansiedade e bipolaridade”, declarou.

O projeto ainda está na primeira de suas três fases, que envolve a coleta de dados através de questionários em relação ao momento vivido durante a pandemia. A segunda etapa será realizada seis meses após o término da pandemia e, a última, doze meses após o fim deste período - para avaliar os efeitos da Covid-19 em todo o mundo.

Voltado somente para adultos com mais de 18 anos no Brasil, o questionário pode ser acessado através do site cohfit.com e, acessando-o, basta selecionar o idioma em português, clicar em “participe da pesquisa”, e preencher o formulário.

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito