Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

O exame como peça fundamental na prevenção

Especialistas apontam a importância do teste PSA e do exame de toque para o diagnóstico do câncer e outras doenças da próstata
Por Bruna Borges Criciúma, SC, 28/11/2018 - 08:51
Guilherme Hahn / A Tribuna
Guilherme Hahn / A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O mês de novembro vai se encaminhando para o fim e o que permanece desse período de 30 dias são as informações e ensinamentos a respeito à saúde do homem. A campanha Novembro Azul, segundo o urologista André Rodrigues, tem surtido efeito na população.

“O Novembro Azul já é tradicional e está consolidado. A cada ano os homens procuram mais e se preocupam mais com o diagnóstico precoce. O objetivo da campanha está acontecendo, com certeza”, aponta Rodrigues.

A conscientização masculina nesse período é percebida também nas unidades do Laboratório Búrigo. De acordo com o diretor da empresa, o farmacêutico bioquímico, Renan Búrigo, a procura dos homens pelo teste PSA – um exame de sangue voltado especialmente para problemas de próstata – cresce consideravelmente no mês.

“Esse exame especificamente é de marcador de câncer masculino e em novembro temos mais do que o dobro de movimento com relação a ele. A campanha está enraizada na população, pelo menos aqui na nossa região a gente percebe isso. Muitas empresas também nos procuram para oferecer esse exame para os funcionários”, afirma o diretor do laboratório. 

Ele comenta, ainda, a eficácia desse tipo de análise laboratorial. “O PSA é um marcador específico e sensível para a próstata. Sensível porque com poucas alterações o exame já dá positivo, e específico porque somente com alteração da próstata que conseguimos identificar. Já sabemos que o problema é na próstata quando dá alterado, não necessariamente o câncer.

Toque é indispensável

Apesar da eficácia do teste PSA, os especialistas ressaltam a importância do diagnóstico completo e da realização do exame de toque. “O exame de toque é indispensável, porque existem exceções em que o PSA não acusa o problema e na medicina nós não podemos deixar de lado as exceções, é preciso ter a certeza”, pontua Rodrigues. 

O preconceito com o procedimento, conforme conta o especialista, tem diminuído com o passar dos anos e a mudança de pensamento entre gerações. “Felizmente, a gente vê que é uma postura que está mudando. A população mais velha, os homens de mais idade tinham mais receio. Antes o exame era tratado como piada, mas hoje já mudou muito, o paciente já chega no consultório consciente da importância”, comenta o urologista. “E é um exame rápido, simples e que precisa ser feito”, enfatiza Rodrigues. 

Caminho da prevenção

Farmacêutico bioquímico e presidente do Laboratório Búrigo, Márcio Búrigo relata que o foco da medicina tem sido cada vez mais na prevenção e que, por esse motivo, a média de solicitação de exames tem crescido a cada década. 

Para ele, esse pensamento preventivo é a grande arma na construção de uma população mais saudável. “As pessoas têm que procurar o serviço médico. É muito comum as pessoas morrerem por falta de realizar os exames. É importante demais o diagnóstico preventivo, porque às vezes pode ser tarde demais”, declara. 

Os especialistas participaram ontem do programa Ponto Final, da Rádio Som Maior, e deram detalhes sobre esses e outros cuidados relativos à saúde do homem. O programa especial faz parte da Campanha Viva Mais e foi transmitido diretamente do Laboratório Búrigo, unidade do Giassi Santa Bárbara. 


 

Tags: Exame PSA

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito