Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

O documento que está no centro da CI do Criciumaprev

Vereador Potelecki foi informado pela procuradora do município sobre relação entre dinheiro em caixa e precatórios
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 02/07/2019 - 19:39 Atualizado em 02/07/2019 - 19:41
Vereador Aldinei Potelecki / Divulgação
Vereador Aldinei Potelecki / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Comissão de Inquérito (CI) do Criciumaprev aprovou, nesta terça-feira, 2, o prazo de dez dias para o recebimento do documento que promete modificar os rumos da investigação que apura relações entre prefeitura e fundo de previdência do município. 

O fato novo surgiu de uma conversa recente entre o vereador Aldinei Potelecki (PRB) e a procuradora do Município, Ana Cristina Yousseff. "A própria procuradora nos informou que o município havia oferecido, em um processo judicial para pagamento de precatórios, aquele valor que o município recebeu em meados de 2017, cerca de R$ 24 milhões, o município ofereceu como garantia de pagamentos de precatórios em uma ação judicial", afirmou.

Potelecki lembra que o caixa com esses recursos foi justamente um dos principais pontos de questionamento da CI até então. "Um dos pontos que levou à instauração da CI é que havia dinheiro em caixa e mesmo com o dinheiro em caixa não haviam sido feito os recolhimentos da prefeitura para o Criciumaprev", recordou o parlamentar, que é líder do Governo Salvaro na Câmara. "Esses documentos de uma certa forma trazem uma elucidação sobre a existência de dinheiro em caixa e o não recolhimento. Traz uma justificativa plausível para o relator", afirmou.

Confira também - Criciumaprev: dez dias para entrega de novo documento

Aprovada a adição deste documento à investigação, a procuradora está sendo notificada para encaminha-lo. "Ele (vereador Potelecki) considera um documento importante. Ontem houve a discussão sobre o regimento, solicitamos o parecer da assessoria jurídica da Casa. Foi aberta essa possibilidade. Os envolvidos serão notificados para que nesse período possamos ter esse documento, juntar todo o conteúdo existente para que o relator faça o seu trabalho", afirmou o vereador Julio Kaminski (PSDB), presidente da CI.

Vereador Julio Kaminski / Divulgação

Potelecki informou que ainda não teve acesso ao documento. "Eu não tive acesso ainda, ela me informou que o município recebeu esses precatórios em outubro de 2017 e esse valor de R$ 24 milhões foi oferecido como dação de garantia de pagamentos dos precatóris que o município tem", observou. "Nenhum de nós, membros da CI, tínhamos conhecimento desse documento", justificou, quando questionado se essa informação não poderia ter sido apresentada antes, na fase de oitivas. A própria procuradora foi ouvida em certo momento em uma das oitivas e não havia mencionado a existência desse documento.

O presidente Kaminski evitou comentários sobre o conteúdo exposto pelo vereador Potelecki. "Eu não sei. É um documento que vem para a Casa, o vereador acha que é importante, nós não sabemos se ele vincula os valores para precatórios. Ok, vamos receber e dar os encaminhamentos junto com os demais relatórios", disse. "A comissão está fazendo o papel dela", opinou Potelecki. "O vereador solicitou um prazo regimental, a gente vai aguardar, mandamos a solicitação e vamos dar o prazo de dez dias para o documento chegar à Casa", concluiu Kaminski.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito