Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Criciumaprev: dez dias para entrega de novo documento

Comissão aprova prazo para Executivo mandar conteúdo que deve mudar o rumo da investigação
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 02/07/2019 - 14:03 Atualizado em 02/07/2019 - 14:40
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A carta na manga que o vereador Aldinei Potelecki (PRB) anunciou na sessão desta segunda-feira, 1º, da Comissão de Inquérito (CI) que investiga relações e pagamentos entre a prefeitura de Criciúma e o Criciumaprev, o fundo de Previdência do município, rendeu a sessão desta terça, que teve apenas 12 minutos de duração. Foi o tempo suficiente para esclarecer o impasse lançado na véspera.

Relembre o caso

Ocorre que o vereador Potelecki, líder do Governo Salvaro no Legislativo, informou que o Executivo possui um documento no qual atesta que os recursos que estavam disponíveis em caixa eram para o pagamento de precatórios, e não poderiam ser empregados em repasses ao fundo de Previdência.

"Há um documento na prefeitura que diz que o dinheiro que estava no caixa era para pagar precatórios, e não poderia ser empregado no pagamento do Criciumaprev. O regimento interno é claro, temos dez dias para juntar esse documento", disse ontem Potelecki, Na ocasião, o presidente da CI, Julio Kaminski (PSDB), havia informado que o tempo para entrega do documento seria de apenas 24 horas, pois já havia um cronograma aprovado, que aponta para a conclusão da CI em 9 de agosto.  "O senhor quer prorrogar a CI por 90 dias então, mas nós já aprovamos esse ritual com esse prazo na semana passada", disse Kaminski.

Confira também - Um novo documento no roteiro da CI do Criciumaprev

Assessoria é chamada

Lançado o impasse, houve um pedido da presidência da CI para a assessoria jurídica se manifestar, o que ocorreu na breve sessão desta terça. O jurídico indeferiu o pedido de prorrogação da CI mas deferiu a solicitação de dez dias para a entrega do novo documento que poderá, conforme o conteúdo, mudar o destino da CI e até interferir na elaboração do relatório final pelo relator, vereador Ademir Honorato (MDB).

As respostas do jurídico

"Ante o exposto, essa assessoria manifesta pelo indeferimento do pedido de prorrogação por ser anti regimental, visto que só será admitido um pedido de prorrogação aplicando-se neste caso o artigo 75, inciso 3º, parágrafo 1º do Regimento Interno da Câmara, por ter previsão expressa nesse sentido, diferente do Regimento Interno da CI, que não abordou o tema especificamente. Ou seja, quanto à possibilidade ou não de ser prorrogada por mais de uma vez", relatou a assessoria, em manifestação lida em plenário pelo vereador Edson Paiol (PP), secretário da CI.

"Quanto ao pedido de inclusão de documentos, manifesta-se a assessoria jurídica com o artigo 5º, parágrafo único do Regimento Interno da CI, resolução 009/2019, devendo a solicitação ser respondida em no máximo 10 dias sob pena de a CI, através do presidente da Câmara, requerer providenciar via Poder Judiciário. É o parecer, salvo melhor juízo, pelo deferimento", leu o vereador Paiol.

A partir disso, o vereador Potelecki formalizou, em plenário, o pedido à CI para requerer junto à Procuradoria do Município o envio do documento em questão dentro do prazo máximo de dez dias que, se não respeitado, levará a um pedido formal pela presidência da Câmara.

Cronograma aprovado

Na mesma sessão, os vereadores aprovaram o novo cronograma dos trabalhos da CI. Ficou estabelecido que o processo será entregue ao relator até o dia 22 e o relatório será lido no dia 29, abrindo então o prazo de 48 horas para concessão de vistas a vereadores integrantes da CI. O relatório final será votado na sessão da CI do dia 5 de agosto, e a aprovação ou não se dará por maioria simples. No mesmo dia, na sessão ordinária da Câmara, mais tarde, o presidente da CI comunicará o resultado final e o encerramento dos trabalhos em plenário.

Detalhes da transmissão:

14:26

A sessão é encerrada. Durou apenas 12 minutos. "A partir de agora fica respeitado todo o cronograma para que dentro do prazo legal o relatório conclusivo dos trabalhos seja entregue", finaliza o vereador Kaminski.

14:25

Cronograma é aprovado por unanimidade pelos membros da CI.

14:25

Em 5 de agosto tem reunião ordinária da Câmara às 17h, após encerrada a CI. O presidente da CI deverá comunicar em plenário a conclusão de seus trabalhos mencionando o encaminhamento do respectivo relatório para a publicação.

14:24

Maioria absoluta da CI define a votação do relatório final.

14:24

Reunião seguinte será dia 5 de agosto, segunda-feira, às 13h30min. Votação do relatório final.

14:24

Somente após a leitura do relatório o presidente pode conceder vistas ao processo por 48 horas, a qualquer membro da CI para no máximo dois vereadores, desde que não comprometa o prazo da CI.

14:23

Dia 29 de julho, segunda-feira, às 14h, leitura do relatório.

14:23

Dia 22, a entrega do processo ao relator. O processo deve estar instruído com o despacho, concluso ao relator até 15 dias antes do encerramento do prazo de funcionamento da CI, conforme o artigo 76, parágrafo 1. O relator terá cinco dias a partir do despacho para protocolar o relatório na secretaria geral da Câmara.

14:22

Vereador Paiol lê o novo cronograma da CI dentro do prazo regimental.

14:22

O prazo da CI segue para 9 de agosto de 2019. "Precisamos reorganizar a agenda para a conclusão dos trabalhos no tempo aprovado por esta Casa", observa o presidente Kaminski.

14:21

Solicitação de Potelecki é aprovada por unanimidade na CI.

14:21

"Solicito que esta comissão encaminhe ofício para a procuradoria do município para encaminhar documentos referentes a dação e pagamentos acerca dos valores em caixa, como garantia de pagamento de precatórios. Que a CI encaminhe ofícios solicitando os documentos em prazo regimental", diz Potelecki.

14:20

O vereador Potelecki deve agora formalizar o pedido. É o que fará da tribuna.

14:20

Ou seja, manifestou pelo deferimento em relação à inclusão de documentos em dez dias.

14:20

Quanto ao pedido de inclusão de documentos, manifesta-se a assessoria jurídica com o artigo 5º, parágrafo único do Regimento Interno da CI, resolução 009/2019, devendo a solicitação ser respondida em no máximo 10 dias sob pena de a CI, através do presidente da Câmara, requerer providenciar via Poder Judiciário. É o parecer, salvo melhor juízo, informa o vereador Paiol.

14:19

A conclusão: "ante o exposto, essa assessoria manifesta pelo indeferimento do pedido de prorrogação por ser anti regimental. Visto que só será admitido um pedido de prorrogação, aplicando-se neste caso o artigo 75, inciso 3º, parágrafo 1º do Regimento Interno da Câmara, por ter previsão expressa nesse sentido, diferente do Regimento Interno da CI, que não abordou o tema especificamente. Ou seja, quanto à possibilidade ou não de ser prorrogada por mais de uma vez"

14:18

Assessoria jurídica se manifesta sobre prorrogação de prazo do funcionamento da CI e acerca da requisição de inclusão de novos documentos e o prazo regimental para apresentação dos mesmos, conforme pedido do vereador Potelecki.

14:17

O relatório da assessoria jurídica será lido agora pelo vereador Paiol.

14:17

"Dando sequência à sessão de ontem, ficamos por apresentar um argumento da assessoria jurídica sobre a renovação do prazo da CI e o prazo de dez dias para efeito da solicitação realizada pelo vereador Potelecki", diz Kaminski.

14:17

Vereador Kaminski pede a digitalização de todo o processo e de todos os documentos anexados. "Para facilitar o trabalho de todos", afirma.

14:16

Na sessão de ontem, Potelecki pediu a inclusão nos documentos da comissão de um expediente da prefeitura no qual o Executivo teria garantias de que os recursos em caixa, reclamados na CI, teriam que ser utilizados para pagamento de precatórios, e não poderiam ser destinados ao fundo municipal de Previdência.

14:16

Vereadores estão assinando a ata com a alteração solicitada pelo vereador Potelecki.

14:14

"O vereador Potelecki pediu para registrar em ata, que a prorrogação da CI por 30 dias foi feita de forma equivocada", lê o vereador Paiol. Foi o registro que o vereador Potelecki pediu para incluir na ata da CI.

14:13

Vereadores Julio Kaminski (PSDB), presidente, Ademir Honorato (MDB), relator, e Edson Paiol (PP), secretário, na mesa de trabalhos da CI.

14:12

Boa tarde! Eu sou Denis Luciano e esta é mais uma cobertura para sessão da Comissão de Inquérito do Criciumaprev.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito