Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

O censo do IBGE já começou

Moradores de bairros perceberam visita de carro do órgão, trata-se de uma das etapas da contagem. Cidade do sul entrou na lista de testes
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 20/02/2020 - 10:56 Atualizado em 20/02/2020 - 11:00
Carro do IBGE visitando ruas do Bairro Sangão, em Criciúma / Divulgação
Carro do IBGE visitando ruas do Bairro Sangão, em Criciúma / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Moradores do Bairro Sangão perceberam, nos últimos dias, a visita de um automóvel identificado como sendo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "Esse carro do IBGE aparecia parado na frente das casas, com o vidro preto fechado, e quando o morador se aproxima ele vai para outra casa", estranhou um cidadão, que referiu o fato à Rádio Som Maior na manhã desta quinta-feira, 20. "Nos disseram que é procedimento do IBGE fazer isso, para mapear os números das casas para depois fazer o censo", referiu o cidadão, sem esconder a preocupação com a discreta visita.

Mas de fato, o morador está correto. "É que vai ter censo demográfico esse ano, e essas visitas aos bairros já fazem parte de todo o levantamento", informou o servidor do escritório do IBGE em Criciúma, Gilmar Coelho. "Estamos preparando áreas com alterações, para revisar os mapas e alterar cadastros de casas. Estamos fazendo esse trabalho em algumas áreas e efetuando o cadastro nos aparelhos que são alimentados para a atividade dos recenseadores", comentou. 

O censo começa efetivamente em 1º de agosto, quando então os recenseadores baterão de porta em porta para, visitando as casas, conhecer os números e os dados sociais e econômicos para a atualização da população brasileira. A previsão do IBGE, em nível nacional, é concluir a apuração dos dados em três meses. Na região carbonífera, a meta é fechar as buscas em dois meses. A contratação dos recenseadores deverá acontecer a partir de março, em edital a ser lançado. "Pedimos às pessoas que fiquem tranquilas quando observar o carro plotado do IBGE nos bairros, trata-se apenas dessa atualização cadastral que estamos fazendo agora e que não requer abordagens nas casas", concluiu Gilmar.

Testes

O IBGE vem promovendo, desde o ano passado, diversos testes em alguns municípios brasileiros dos estados do Acre, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Entre os catarinenses, o escolhido é do sul: Ermo. Na menor cidade da Amesc, houve o chamado teste de diferentes frações amostrais, para aplicar o censo em parcelas da população vistando testar o sistema. No caso de Ermo, foram entrevistados 50% dos pouco mais de 2 mil habitantes.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito