Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

"Nunca vacinamos tão pouco", diz secretário de Saúde sobre crise no sistema

Segundo Aldo Baptista Neto, baixa adesão da vacinação é o principal motivo para sobrecarga no atendimento
Por Stefanie Machado Criciúma, SC, 12/07/2022 - 11:10 Atualizado em 12/07/2022 - 11:10
Foto: Arquivo/4oito
Foto: Arquivo/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Desde maio, Santa Catarina vive a sobrecarga no sistema de saúde devido a lotação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), especialmente, neonatais e pediátricas. Conforme últimos dados atualizados pelo Estado na noite desta segunda-feira (11), há nove bebês e crianças, além de sete adultos, aguardando por leitos de UTI em SC. No fim de semana, a fila chegou a 25 pacientes. A situação fez com que o governador Carlos Moisés visitasse Criciúma neste domingo (10). 

Leia também:

Hospital Santa Catarina transfere 12 pacientes após superlotação

Para o secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto, existem dois principais motivos para o aumento da demanda: a alta circulação de doenças respiratórias e a dengue, além da baixa adesão da população à imunização. "Nós nunca vacinamos tão pouco", enfatiza. "Santa Catarina estava sempre entre o primeiro e o segundo colocado no cenário nacional. Nas campanhas de maio e junho, alguns grupos etários chegavam a vacinar 98% da expectativa. Nós não passamos nenhum grupo de 30%, em todas as vacinas [esse ano]", comenta. 

No início de junho, o Governo do Estado decretou situação de emergência por 90 dias para que gestores estadual e municipais possam tomar ações e viabilizar a abertura de novos leitos. "Nossos técnicos da vigilância começaram a observar que nós tínhamos um combinado de vírus adoecendo essas crianças. Estamos falando de vírus respiratórios, dos mais variados, à Covid-19, ainda presente. E, em especial, a região Oeste, o Norte e o Vale do Itajaí também a dengue naquele momento", explica Neto. 

Estado e municípios buscam soluções

Conforme o secretário, neste fim de semana, a região de Criciúma viveu um dos momentos mais críticos em relação à lotação de UTIs no Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC). Uma situação bastante parecida aconteceu no Hospital Joana de Gusmão, em Florianópolis, que também triplicou o número de atendimentos. Ao todo, o Estado chegou a registrar 25 pessoas na fila de espera. 

"No final de sexta-feira (8), essas unidades de saúde começaram a presenciar uma chegada muito volumosa de pacientes graves. Isso que nos chamou a atenção. Algumas crianças da triagem já estavam indo para a intubação", salienta Neto. Dessa forma, além das estratégias já utilizadas anteriormente, o Estado e os municípios colocaram em prática um novo plano de ação emergencial. 

"Tivemos que mudar a lógica de trabalho do [Hospital] Santa Catarina. Fizemos uma ampliação emergencial por dentro da estrutura do hospital de mais 16 leitos clínicos. Mudamos a estratégia de triagem na porta da unidade hospitalar, onde os casos mais brandos estão sendo direcionados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e ficam os casos mais graves no hospital", afirma o secretário. 

Além disso, foi necessário fazer a reposição de equipes nos locais mais críticos e o Governo de Criciúma solicitou um novo aporte financeiro para ampliar serviços de pediatria no município nos próximos meses. 

Abertura de novos leitos 

A situação de emergência permanece em vigência no estado até o fim de agosto. "Essa decretação nos permitiu estabelecer uma estratégia e fazer os repasses financeiros necessários. A estratégia passa pelo aumento da vacinação do público, principalmente, daquele mais vulnerável, crianças e idosos. Ela passa pela ampliação do horário de atendimento nas unidades de saúde e ampliação dos leitos de UTI", destaca Neto. 

De acordo com o secretário, 15 hospitais catarinenses adotaram estratégias emergenciais e ampliaram vagas nas UTIS. "São 99 leitos que vieram em um gradativo de ampliação, até o dia 30 de agosto", completa. Os leitos serão mantidos pelo Governo Estadual até dezembro e a expectativa é, até lá, conseguir a autorização do Ministério da Saúde para mantê-los funcionando permanentemente.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito