Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Moacir Dagostin: uma carreira de muito trabalho

Empresário e presidente da Acic, Moacir Dagostim foi o entrevistado do Nomes & Marcas deste final de semana
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC, 28/12/2019 - 11:31

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Ele é um empresário nato, professor e líder de uma das entidades mais importantes do Sul de Santa Catarina, uma associação que representa o setor produtivo de Criciúma, o motor do sul do estado catarinense: a Associação Empresarial de Criciúma (Acic). O Nomes & Marcas deste final de semana recebeu Moacir Dagostin, uma das figuras mais importantes e presentes da cidade criciumense. 

Nascido em Criciúma, Moacir começou a trabalhar ainda muito jovem, aos 12 anos de idade, quando entregava almoço para funcionárias de uma empresa da região. E a vida de trabalhador se estendeu durante toda a sua adolescência. Aos 14 anos, Moacir foi trabalhar em um bar, acordando todos os dias às 6h para cuidar do estabelecimento. “Meu primo, Nelson Dassoler, que foi prefeito de Forquilhinha inclusive, tinha um bar no Pinheirinho e eu cuidava dele. Acordava de manhã cedo, me virava por ali e ainda ia para aula depois”, ressaltou o empresário. 

Antes de atingir a maioridade, Moacir foi trabalhar em uma empresa a qual praticamente mudou toda a sua carreira profissional: a Justi Bebidas. “No Justi bebidas eu segui uma carreira, fiquei praticamente dez anos ali e cheguei ao cargo de gerente geral. Tive uma saída, retornei depois para representar uma parte dos sócios que existiam ali”, destacou.

Ainda por essa época, entre os anos em que trabalhava na Justi, Moacir se formou em Ciências Contábeis e realizou três pós-graduações nesta área. A vontade de se tornar professor se tornou ainda maior neste período e, em 1981, ele já estava lecionando na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), dando aula por mais de 20 anos na instituição. 

Atualmente presidente de uma das maiores associações empresariais do sul catarinense, a Acic, Moacir relembra algumas características e acontecimentos que o marcaram como pessoa e que fizeram com que ele se tornasse esta grande persona na cidade. “Eu perdi o meu pai e a minha mãe ambos com os 61 anos de idade, que me marcaram sempre como uma pessoa correta, cristã, respeitosa, com moral e com a honestidade acima de tudo. Foram valores que eu aprendi desde pequeno e que me levaram para a vida”, afirmou o empresário. 

Enquanto presidente da Associação, Moacir destaca que foram dois anos de muito aprendizado pessoal e profissional - algo que fez com que ele fosse convencido a continuar no cargo por mais algum tempo. “Estou muito satisfeito e feliz de ter contribuído com toda a região nestes dois anos, e vou continuar por mais dois”, disse.

Como empresário ativo na região, o presidente da Acic possui uma atuação importante dentro da política regional, estando sempre inteirado sobre as propostas e projetos. Para ele, assim dentro de uma empresa, os políticos também precisam estar sempre abertos para parcerias que possam beneficiar a comunidade - passando por cima do ego pessoal e das diferenças.

“Não adianta querermos brigar ou puxar o tapete de alguém, temos que estar juntos, olhando aquilo que está errado. Acredito que juntos fazemos um trabalho muito melhor para todos”, concluiu o empresário.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito