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Ministro garante conclusão da Serra da Rocinha até dezembro

Término corresponde ao trecho catarinense da BR-285; usuários não acreditam no cumprimento do prazo
Por Guilherme Nuernberg Timbé do Sul -SC, 13/05/2020 - 11:49 Atualizado em 13/05/2020 - 11:53
Foto: Reprodução
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A obra de pavimentação da Serra da Rocinha será concluída ainda em 2020. A confirmação, segundo o deputado federal Daniel Freitas (PSL), veio do ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas, em reunião virtual realizada nesta terça-feira, 12.

Segundo o deputado, o Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit) tem como prioridaade a conclusão das obras na BR-470 e da BR-285, que inicia em Santa Catarina e vai até o Rio Grande do Sul. A obra de pavimentação da serra, que faz a ligação entre Timbé do Sul e São José dos Ausentes, já está com o orçamento garantido. "A obra não sai do cronograma, segue firme e forte e este ano ainda inauguramos a tão sonhada Serra da Rocinha", comemorou o deputado.

 

Freitas assumiu a coordenação do Fórum Parlamentar Catarinense e levou as prioridades do estado para o ministro da Infraestrutura. "Fui cobrar a continuadade das obras da BR-470, BR-282 e a BR-163. Todas elas são consideradas prioridades", afirmou. A resposta do ministro foi que não é o momento de "pulverizar" forças.

Já moradores próximos e usuários da rodovia não acreditam na conclusão da obra até dezembro. Há relatos de que existem ainda muitos trechos para serem implodidos, ainda sem base asfáltica e concreto. "Nós que transitamos direto sabemos que não irá ficar pronto. No ritmo em que está é impossivel terminar", comentou um aposentado que utiliza a rodovia semanalmente. 
 

Conclusão do lote 2 da obra de pavimentação da Serra da Rocinha é esperada para 2020. O lote 1 segue sem prazo de término

As obras da Serra da Rocinha contam com contorno no perímetro urbano de Timbé do Sul, duas pontes e quatro viadutos no trecho do lote 2, que tem o total de 22 quilômetros. Já o lote 1, que corresponde a parte gaúcha não pavimentada da rodovia, de aproximadamente 8 quilômetros. 

A obra no Rio Grande do Sul caminha de forma tímida e sem perspectiva de conclusão em breve período. A rodovia seria aberta em um traçado independente do trecho já existente. A criação de uma nova via é fortemente criticada pelos usuários da BR-285, pois custaria mais tempo de obra e ainda mais recursos públicos. A estrada já chegou a ser parcialmente aberta, mas é intransitável e sem nenhum sinal de pavimentação para ligação com o lote 2, que é o mais próximo de ser concluído.

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