Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Mais de 250 alunos concluem formação em prevenção de desastres em Morro da Fumaça

Jovens capacitados pelo Programa Defesa Civil na Escola começam a atuar junto à comunidade

Por Redação Criciúma, 18/11/2025 - 19:20 Atualizado há 9 segundos
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um programa com mais de 250 estudantes capacitados para atuar na prevenção de riscos e na gestão de desastres junto à comunidade e à Defesa Civil vão iniciar seus trabalhos a partir desta terça-feira (18) no muniípio de Morro da Fumaça. Os jovens se formaram no Programa Defesa Civil na Escola (PDCE), iniciativa voltada a preparar crianças e adolescentes para agir com responsabilidade e segurança em situações de emergência. Durante o programa, realizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil e a Secretaria de Estado da Educação, os estudantes participaram de atividades teóricas e práticas sobre prevenção e gestão de riscos, cidadania, meio ambiente e segurança.

Durante a formatura, a prefeita de Morro da Fumaça em exercício, Marijane Filippe, destacou que a celebração é mais que a conclusão de um programa, mas sim a formação de jovens cidadãos conscientes e comprometidos com o bem-estar coletivo. "Parabenizo cada aluno e aluna pela dedicação, e agradeço aos professores, a Defesa Civil e às famílias que acreditam na educação como instrumento de proteção e transformação. Vocês são o futuro de Morro da Fumaça, e ver o empenho de cada um me enche de esperança".

O subtenente Carlos César da Silva, representando a Coordenadoria Regional da Defesa Civil da Região Carbonífera, parabenizou todos os formandos, mas especialmente os professores envolvidos. "É um prazer participar de um ato tão memorável. Posso dizer que quem se forma no programa se tornam crianças diferenciadas, que levam conhecimento e conscientização para suas famílias e comunidades, contribuindo para a segurança e a preparação de toda a nossa região", destacou.

Já o coordenador da Defesa Civil fumacense, Natan Felipe Souza, destacou que Morro da Fumaça foi um dos primeiros municípios a aderir ao programa Defesa Civil na Escola, em 2021, e isso reforça o compromisso com a prevenção e a segurança da comunidade. "Os alunos que participaram podem se sentir privilegiados, pois nem todas as turmas têm acesso a essa formação. Queremos parabenizar cada estudante e, de forma especial, os professores, que tornaram possível essa iniciativa. Em um cenário em que eventos climáticos intensos são cada vez mais frequentes, investir em prevenção é salvar vidas. Que os conhecimentos adquiridos neste programa sejam levados para o dia a dia, ajudando a construir uma cidade e um Estado mais seguros".

Para o secretário de Educação do município, Marcos Silveira de Jesus, cada nova formatura do programa é motivo de orgulho. "A formação representa mais um passo no compromisso do município com a construção de escolas mais seguras e de cidadãos mais preparados. Destaco também o engajamento dos professores, que acompanharam as aulas e integraram o conteúdo ao ambiente escolar".

Ao todo se formaram onze turmas das escolas Maurina de Souza Patrício, Olívio Recco, Pietro Maccari, Princesa Isabel, Vicente Guollo e do Colégio Interação. Ao final do evento, os estudantes receberam certificados de participação e um kit do PDCE.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito