Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Mais cinco pessoas serão ouvidas na CPI dos Respiradores

Sessão da comissão da Alesc ocorre nesta terça-feira
Por Marciano Bortolin Florianópolis, SC, 18/05/2020 - 15:07
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Depois de ouvir os primeiros depoimentos na última quinta-feira, os deputados que compõem a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga a compra de 200 respiradores que custaram R$ 33 milhões pagos de forma antecipada pelo Estado, voltam a se reunir nesta terça-feira, 19. 

Prestarão depoimentos: a gerente de Contratos e Licitações da Defesa Civil, Janaína Silveira dos Santos Siqueira; o servidor da Defesa Civil, Carlos Eduardo Besen Nau; a consultora jurídica da Defesa Civil, Débora Regina Vieira Trevisan, a técnica em atividades administrativas da Secretaria de Estado da Comunicação, Iná Adriano de Barros e o representante legal do Instituto Nacional de Ciências da Saúde, João Gilberto Rocha Gonçalves. Por morar em São Paulo, este último será ouvido por videoconferência. 

Na semana passada foram ouvidos: o chefe da Defesa Civil do Estado, coronel BM João Batista Cordeiro Junior; o ex-secretário-adjunto da Casa Civil Mateus Hoffmann; o advogado Leandro Adriano de Souza; a diretora de Gestão de Licitações e Contratos da Secretaria de Estado da Administração, Karen Sabrina Bayestorff Duarte; e a advogada Mariana Rabello Petry.

Confira também:
Respiradores: “Secretário tem autonomia para autorizar a compra”, diz técnica
“Não vi nenhum ilícito”, diz secretário sobre hospital de campanha
Respiradores: Escritório envolvido presta assessoria ao Ideas

Na avaliação do relator da CPI, o deputado Ivan Naatz (PL), o primeiro dia de depoimentos foi dentro do esperado; o objetivo das oitivas era entender como funcionava o sistema de compras emergenciais na Defesa Civil, sem licitação, em meio à pandemia do coronavírus. Também foram chamados a depor pessoas apontadas como do círculo de Douglas Borba, principal alvo do inquérito. "O objetivo foi de compreender como funcionou o sistema de compras dentro da secretaria da Defesa Civil, o trânsito de pessoas estranhas dentro da Defesa Civil e de ouvir agentes diretamente ligados a esse processo. Como o coronel João Batista e principalmmente o advogado Leandro de Barros, que coincidentemente representou as três empresas envolvidas no processo e que é amigo íntimo de Douglas Borba", disse Naatz à reportagem do Portal 4oito na manhã desta sexta-feira.

Em depoimento, Leandro de Barros negou que teria amizade com Douglas Borba, apesar de conhecê-lo da política de Biguaçu e de ter havido aproximação da família com o ex-secretário da Casa Civil nos últimos tempos. 

Citado no processo, advogado Leandro de Barros disse que não conhecia a Veigamed e que não é amigo de Douglas Borba


Confira também:
Respiradores: Ex-adjunto da Casa Civil foi ouvido na CPI
Depoimentos contra Helton e inocentando Borba eram previstos por relator de CPI
Respiradores: Advogado investigado garante, não conhecia a Veigamed

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito