Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Maioria dos consumidores de Criciúma prefere lojas físicas, revela pesquisa

Levantamento do IPC, encomendado pela CDL, foi divulgado nesta quinta-feira (27)
Por Stefanie Machado Criciúma, SC, 27/07/2023 - 11:09 Atualizado em 27/07/2023 - 11:22
Foto: Stefanie Machado/4oito
Foto: Stefanie Machado/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Uma pesquisa revelou que 74,5% dos consumidores de Criciúma preferem comprar em lojas físicas. O comércio virtual é a preferência de 8,8%, enquanto 16,8% é indiferente. O levantamento, encomendado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma, foi realizado pelo Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC) e apresentado aos comerciantes nesta quinta-feira (27).

De acordo com a vice-presidente da CDL, Andrea Gazola Salvalággio, os dados revelados ajudarão a 'acalmar' os lojistas. "Vem para ajudá-lo a ser mais tranquilo nas suas decisões. Olhar para o seu negócio e ver que está cumprindo bem o seu horário durante a semana, que ele precisa trabalhar no sábado. Ele está vendo o que está incomodando o consumidor, o que está ajudando. Isso vai clarear bastante as decisões dos lojistas", destaca.

Daqueles que preferem o comércio local, o principal motivo é praticidade de conseguir ver e escolher pessoalmente. Já os consumidores que compram online afirmaram que o preço do e-commerce é mais atrativo. O levantamento ouviu 600 pessoas acima de 16 anos, entre os dias 29 de maio e 9 de junho de 2023.

"A pesquisa teve como objetivo identificar o hábito do consumidor de Criciúma. Seguimos a proporcionalidade da população por região do município. Dentro dessa região tivemos um recorte, entrevistando quem compra ou comprou nos últimos seis meses no comércio", esclarece o diretor do IPC, Renato Rampinelli.

Apesar da pesquisa mostrar que o consumidor prefere lojas físicas, a movimentação local ainda não voltou ao patamar pré-pandemia. "A gente vê que o consumo mudou. As pessoas mudaram o seu jeito de consumir. Ainda não tem a mesma quantidade de pessoas. Mas ele está mais seletivo, quer comprar diferente e está mais exigente do que nunca. A pandemia ensinou muitas coisas. O lojista está se adaptando, entendendo que precisa vender melhor", conclui Andrea.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito