Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Maior edição do Sisu 2026 vai ofertar 274,8 mil vagas em universidades

Seleção reúne 136 instituições públicas de ensino superior

Por Geórgia Gava Criciúma, SC, 25/12/2025 - 11:00
No Sisu 2026, serão 274,8 mil vagas ofertadas | Foto: Canva/4oito
No Sisu 2026, serão 274,8 mil vagas ofertadas | Foto: Canva/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O cronograma e os critérios do processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 foram publicados, por meio do Edital n° 29/2025, na última terça-feira (23). De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a norma regulamenta a seleção para ingresso em cursos de graduação gratuitos em instituições públicas de educação superior no Brasil.

Com 274,8 mil vagas ofertadas em 7.388 cursos, de 136 instituições, a edição de 2025 é a maior da história do Sisu em quantidade de instituições participantes. A inscrição é gratuita e o candidato poderá realizá-la no período entre 19 e 23 de janeiro, exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

LEIA MAIS

O candidato poderá se inscrever em até duas opções de curso. Assim como em 2025, a edição 2026 do Sisu terá somente uma etapa de inscrição para as vagas ofertadas pelas instituições participantes.

 Dessa forma, os inscritos concorrerão, em um único processo seletivo, às vagas disponibilizadas para todo o ano letivo. O resultado da única chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro de 2026.

Inscrições para o Sisu 2026 iniciam em janeiro | Foto: Canva/4oito

Todos os estudantes selecionados dentro das vagas disponíveis, tanto na chamada regular quanto por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na instituição no período indicado no edital. 

Mudanças no Sisu 2026

O edital do Sisu 2026 mantém o formato tradicional do programa, mas traz ajustes para ampliar a transparência, a segurança jurídica e o aproveitamento das vagas públicas, além de adequar o processo às regras mais recentes do Enem. As mudanças não alteram a essência do Sisu , mas aprimoram seu funcionamento, alinhando o processo seletivo à legislação vigente e à modernização dos sistemas públicos.

A principal alteração é que, a partir de 2026, o Sisu passará a considerar os resultados das três últimas edições do Enem — 2023, 2024 e 2025. Para cada opção de curso, o sistema selecionará automaticamente a edição do exame em que o candidato obteve a melhor média ponderada, desde que não seja treineiro e tenha obtido nota superior a zero na redação. Em caso de empate entre médias, será considerada a edição em que o estudante alcançou a maior nota em uma das disciplinas, conforme a ordem de prioridade prevista no edital.

O edital reforça que apenas candidatos que concluíram o ensino médio podem concorrer a uma vaga no Sisu e ingressar na educação superior. As vagas ofertadas poderão ter início no primeiro ou no segundo semestre de 2026, conforme definido pelas instituições participantes, sem possibilidade de escolha do semestre pelo candidato, que será determinado de acordo com sua classificação.

No momento da inscrição, o candidato poderá concorrer tanto à ampla concorrência quanto às modalidades de reserva de vagas previstas na Lei de Cotas e às ações afirmativas próprias das instituições, desde que possua o perfil exigido. Será obrigatório o preenchimento do cadastro socioeconômico e a indicação das modalidades desejadas, respeitando o limite de, no máximo, uma ação afirmativa do tipo bônus e uma do tipo reserva de vagas.

Matrículas começam a partir de 2 de fevereiro | Foto: Canva/4oito

Resultado da chamada regular

Todos os inscritos no Sisu 2026 serão inicialmente classificados na modalidade de ampla concorrência, com base no desempenho obtido nas edições válidas do Enem. O resultado da chamada regular será divulgado em 29 de janeiro de 2026, e as matrículas nas instituições começam a partir de 2 de fevereiro.

Os candidatos não selecionados na chamada regular poderão manifestar interesse na lista de espera entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro, pelo Portal Acesso Único. As instituições poderão utilizar a lista de espera ao longo de todo o ano para preenchimento de vagas não ocupadas. Após o encerramento dessa etapa, as vagas eventualmente disponíveis ainda poderão ser ofertadas por meio de aditivo ao termo de adesão, exclusivamente aos candidatos que tenham participado da edição regular do Sisu 2026.

O Sisu é regulamentado pelas Portarias Normativas nº 2, de 26 de janeiro de 2010, e nº 21, de 5 de novembro de 2012.

Tags: Sisu 2026

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito