Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Latam prorroga de novo a volta para Jaguaruna (VÍDEO)

Em mais um comunicado, empresa determina cancelamento de voos pelo Regional Sul até 15 de junho
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 13/05/2019 - 16:59 Atualizado em 13/05/2019 - 17:43
Arquivo / 4oito
Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

No dia em que o Governo do Estado anunciou a boa notícia - cedeu quatro bombeiros especializados em operações aeroportuárias - a Latam emitiu novo comunicado ampliando ainda mais o prazo de suspensão dos seus voos no Aeroporto Regional Sul. Conforme o documento emitido nesta segunda-feira, os voos estão suspensos de Jaguaruna para São Paulo até 15 de junho.

"Eles fizeram isso para não ter que atualizar esse documento toda semana", confirma o diretor comercial da RDL Aeroportos, gestora do Regional Sul, André Constanzo. Na nota, a Latam informa que a medida é "totalmente alheia à vontade da companhia" e que segue sendo necessária "em virtude da suspensão do Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio (SESCINC)", realçando que se trata de um item de segurança fundamental nas operações da empresa.

Mas a própria nota abre margem para a conclusão da reunião de hoje entre os deputados do sul e o governador Carlos Moisés, de que o voo poderá ser retomado a qualquer momento. "A Latam retomará as operações na localidade somente quando contar com condições seguras de operação no aeroporto, com a atuação adequada da brigada de incêndio", frisa a nota.

Os bombeiros cedidos pelo Estado chegaram hoje em Jaguaruna. "Já estão conosco, veio um de Chapecó, outros de cidades diferentes e distantes. O Governo do Estado se esforçou para resolver logo o problema", reconhece Constanzo. Dos quatro bombeiros cedidos, e já alocados no Regional Sul, três são especializados em brigadas de incêndio para aeroportos e um ainda não concluiu o curso necessário.

"Mas é o que necessitamos. Agora cabe à Anac fazer a análise da documentação encaminhada pela Secretaria de Infraestrutura, com as devidas credenciais dos bombeiros, para então emitir o Notam (documento exigido para liberação dos serviços de brigada de incêndio em aeroportos). Esperamos que isso se resolva em no máximo dois a três dias", informa o diretor da RDL. "Assim que o Notam for expedido, a Latam é avisada e já pode agendar o seu retorno e voltar a vender passagens por Jaguaruna", emenda Constanzo.

Governador anuncia

O governador Carlos Moisés anunciou, após reunião com os deputados Daniel Freitas, Geovania de Sá e Ricardo Guidi, a cedência da equipe para atuar no aeroporto de Jaguaruna. "Encontramos essa solução, de forma a retomar os voos", disse. Assisto no vídeo abaixo.

A despeito da suspensão, o site da Latam oferece passagens Jaguaruna-São Paulo a partir de quinta-feira, 17 de maio. A Latam está com suas operações suspensas por Jaguaruna desde 11 de abril, e desde então já deixou de embarcar uma média diária de 350 passageiros pelo Regional Sul.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito