Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Eleições 2020

Justiça determina remoção de fake news contra candidato de Forquilhinha

Identificados, os infratores, além de retirarem o conteúdo contra Neguinho, estão proibidos de compartilharem o material
Por Redação Forquilhinha, SC, 29/10/2020 - 12:16 Atualizado em 29/10/2020 - 12:21
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Juiz da 98ª Zona Eleitoral de Criciúma, Marlon Jesus Soares de Souza, determinou nesta quinta-feira, 29, a remoção imediata de fake news que atinge o candidato a prefeito de Forquilhinha, Neguinho (PSD). Contra o candidato, de forma caluniosa e maldosa, circulam no Facebook e WhatSapp, conteúdos destinados a denegrir a imagem do postulante, atribuindo a ele a prática de condutas criminosas. Entretanto, a Justiça reconheceu que não há qualquer comprovação das acusações.

São três os infratores identificados e que devem, imediatamente, retirar os conteúdos publicados. Eles ainda estão proibidos de compartilharem o conteúdo falso sob pena de multa de R$ 5 mil por mensagem.  “A carga ofensiva do conteúdo é evidente, afinal ao sugerir a prática de crime acaba por atingir em cheio e honra alheia e traz fato importante para eventual convencimento do eleitorado em sua decisão final de voto, e, por isso, é necessário que em tais situações a publicação de informações com caráter negativo ao outro sejam acompanhadas de prova irrefutável da afirmação, a fim de que se possa conceber a divulgação em respeito ao louvável direito de expressão. No caso, não se tem no momento qualquer comprovação anexada ao conteúdo publicado que demonstre que o ofendido tenha de fato praticado aquelas condutas, ou esteja, sob investigação formal e oficial respondendo a todas as acusações mencionadas nos impulsionamentos”, justifica o magistrado na decisão.

Ao receber a notícias, Neguinho disse que segue focado nas eleições. “A verdade prevalecerá e todas as mentiras cairão. Infelizmente, algumas pessoas estão presas há velhas práticas políticas e no desespero a utilizam, mas a população já não aceita mais este jeito de fazer política, por isso Forquilhinha quer a mudança”, declara Neguinho.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito