A jaraguaense Mariana Siegrist, 17 anos, aluna do Ensino Médio do Senac, conquistou a medalha de bronze na Olimpíada de Português 2025. A competição reuniu estudantes de todo o país e foi realizada em duas etapas: a primeira prova aconteceu no Senac de Jaraguá do Sul e a segunda no Colégio Oficina, em Joinville, com Mariana e os outros alunos selecionados que se destacaram em outras escolas.
"Foi bem legal participar dessa Olimpíada. Eu já participei da OBMEP também e com certeza a Olimpíada de Língua Portuguesa foi bem mais tranquila", disse Mariana. A preparação para a competição incluiu as mesmas aulas de português dos demais alunos, somada a duas aulas extras de resolução de exercícios de outras competições.
Mariana acredita, no entanto, que o seu hábito de leitura foi fundamental para o seu sucesso. "Eu sempre fui uma leitora assídua e isso ampliou meu repertório e minha compreensão de textos", afirma. A professora de língua portuguesa do Senac, Carmen Vasel, concorda: "Mariana sempre se destacou porque lê muito, o que ampliou seu repertório, sua compreensão de textos e sua agilidade intelectual."
Embora com um interesse multidisciplinar por história, biologia e química, e facilidade em português e matemática, a jovem relata que seus planos agora são de seguir carreira na área de tecnologia, dando continuidade à formação técnica de Informática para Internet, que adquiriu junto ao Ensino Médio: "Meus planos agora são entrar na faculdade e fazer Ciência da Computação em Joinville, seguindo na área do meu curso técnico."
Além de sua conquista na Olimpíada de Português, Mariana desenvolveu em seu Projeto Integrador, trabalho da metodologia Senac que consolida os conhecimentos adquiridos, o aplicativo Trailz. Inspirado na plataforma Strava, aplicativo com rastreamento de GPS e diferentes funções voltadas para entusiastas de corrida, caminhada e esportes, o Trailz é voltado para trilhas, com foco no turismo, permitindo aos usuários criarem e compartilharem rotas de caminhada e armazenar fotos e informações sobre os trajetos. "O Trailz é mais focado em rotas pré-existentes e é uma ótima ferramenta para quem gosta de caminhar e explorar novos lugares", explica Mariana.
O aplicativo do grupo de Mariana é um exemplo do tipo de projeto prático e inovador que os alunos do Senac desenvolvem durante a formação técnica integrada com o Ensino Médio, combinando teoria e prática. Sobre a metodologia e proposta de ensino do Senac, a professora Carmen ressalta que, sem deixar de lado a formação básica, o aluno se forma mais próximo da realidade profissional e alinhado às demandas atuais: "O diferencial que percebo na metodologia do Senac é o foco na aprendizagem prática e contextualizada dos conhecimentos adquiridos", afirma.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!