Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Inaugurado o radar meteorológico sul

Equipamento fica em Araranguá e vai atender 41 municípios catarinenses
Por Erik Behenck Araranguá - SC, 15/02/2018 - 16:46 Atualizado em 15/02/2018 - 16:48
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (15), no Morro dos Conventos, em Araranguá, o radar meteorológico sul. Com investimento de R$ 4,1 milhões, o sistema irá controlar 41 municípios catarinenses, num raio que varia entre 100 e 150 quilômetros. O equipamento foi produzido pela empresa norte-americana Enterprise Electronics Corporation (E.E.C) e os recursos para a aquisição destinados pelo Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil (FUNPDEC) e do Pacto por Santa Catarina, financiados pelo Banco do Brasil.

“O equipamento tem uma função estratégica, que a gente consiga fazer a leitura atmosférica da região sul do estado. E com isso nós podemos emitir um alerta meteorológico de maneira coerente, mobilizar as equipes para atuar em campo, quando numa situação de crise e também dando a informação a população, para que a população tenha como reagir ao vento forte, a chuva de granizo, a chuva intensa, e todos os eventos meteorológicos que impõe dificuldade no sul do estado”, afirmou o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli.

Santa Catarina é o primeiro estado do Brasil com total cobertura por radares meteorológicos. Além do radar sul, os equipamentos do Vale (Lontras) e Oeste (Chapecó) participaram da rede. Segundo Moratelli, a cobertura fica completa com o treinamento da população e a utilização de imagens de satélites.

“Agora com a inauguração do radar sul, nós temos a cobertura plena em nosso estado, 100% do nosso território coberto por radares meteorológicos, que são um grande avanço. Isso é uma marca do Governo Raimundo Colombo e Eduardo Pinho Moreira, que traz pra dentro toda uma política de gerenciamento de risco toda a estruturação para que o nosso Estado possa sim prestar um serviço de qualidade e proteger os catarinenses e aqueles que estiverem em nosso território”, completou o secretário.

Municípios pertencentes à cobertura do radar móvel

Urubici, Rio Fortuna, São Martinho, Imaruí, Laguna, Capivari de Baixo, Gravata, Armazém, Braço de Norte, Grão Pará, Orleans, Lauro Muller, Treviso, Urussanga, Pedras Grandes, Tubarão, Jaguaruna, Treze de Maio, Cocal do Sul, Siderópolis, Nova Veneza, Criciúma, Morro da Fumaça, Sangão, Içara, Araranguá, Maracajá, Forquilhinha, Morro Grande, Meleiro, Timbé do Sul, Turvo, Balneário Arroio do Silva, Ermo, Jacinto Machado, Sombrio, Santa Rosa do Sul, Balneário Gaivota, Praia Grande, São João do Sul e Passo de Torres.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito