Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Içara próxima de completar quadro

Informação é de que pelo menos quatro profissionais já se inscreveram para atuar na cidade pelo Mais Médicos
Por Bruna Borges Içara, 24/11/2018 - 08:10
Guilherme Hahn / A Tribuna
Guilherme Hahn / A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Das cidades da Região Carbonífera, Içara era a que mais possuía médicos cubanos atuando pelo Mais Médicos. Com a saída do país caribenho do programa do Governo Federal, o município ficou com nove profissionais a menos na Atenção Básica em Saúde. 

Mas o cenário na cidade deve se normalizar em breve, já que a informação é de que pelo menos quatro profissionais concluíram a sua inscrição no novo edital lançado pelo Ministério da Saúde com a intenção de preencher as vagas. 

“A gente tem notícia de que quatro médicos conseguiram terminar a inscrição e escolheram Içara, porque na hora que o médico se inscreve ele já escolhe a cidade que quer trabalhar. Mas nós não temos acesso ao sistema, nós só sabemos essas informações de maneira informal, porque alguns médicos que já trabalharam conosco nos avisaram”, explica a secretária municipal de Saúde de Içara, Jaqueline dos Santos.

Em sua página na rede social, o prefeito Murialdo Gastaldon chegou a afirmar que as nove vagas já estariam preenchidas. Para a secretária, entretanto, só chegou a confirmação de quatro médicos. “Eu não poderia confirmar, porque não temos o acesso ao sistema. O que nós sabemos é de maneira informal mesmo”, coloca Jaqueline. 

Cronograma permanece inalterado

Uma força-tarefa chegou a ser montada na cidade para tentar atender a população que de um dia para o outro ficou prejudicada no atendimento com a saída dos profissionais. Um remanejamento entre as Unidades de Saúde e uma parceria com o Hospital São Donato possibilitou ao município içarense ganhar mais fôlego até o dia 7 de dezembro, primeira data estipulada pelo Ministério da Saúde como limite para que os novos médicos começassem a atuar nas cidades.

O cronograma do Governo Federal, porém, foi alterado por conta de problemas no sistema de inscrição do Programa Mais Médicos. Com essa mudança, a data de início dos atendimentos foi prorrogada para 14 de dezembro. Para Jaqueline, esse não deve ser um obstáculo em Içara.

“O Ministério da Saúde até agora não nos passou nada sobre mudanças nas datas de contratação. E o que nós sabemos é que os médicos precisam se apresentar até o dia 30 de novembro no município. No Dia 27 nós já devemos saber quem está realmente apto a trabalhar, que são aqueles que conseguiram concluir a inscrição”, comenta a secretária. 


 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito