Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Guia do Imposto de Renda: tire as principais dúvidas sobre a declaração

Saiba quem deve declarar, prazos, documentos necessários e mais
Por Stefanie Machado Criciúma, SC, 14/05/2023 - 11:22
Foto: Stefanie Machado/4oito
Foto: Stefanie Machado/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Falta pouco mais de duas semanas para o fim do prazo que os contribuintes têm para declarar o Imposto de Renda Pessoa Física 2023. O período para acertar as contas com a Receita Federal encerra em 31 de maio. O assunto pode gerar muitas dúvidas, especialmente para aqueles que estão declarando o IRPF pela primeira vez. 

Por esse motivo, abaixo, o Portal 4oito separou as principais dúvidas sobre o assunto. Confira: 

Quem precisa declarar o IR

Basicamente, devem declarar o Imposto de Renda os cidadãos que tiveram, em 2022, rendimentos tributáveis com valor acima de R$ 28.559,70. Já no caso de rendimentos considerados “isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte”, é obrigado a declarar quem recebeu valor superior a R$ 40 mil. Leia aqui mais detalhes sobre as novas regras do IRPF 2023.

De acordo com a Receita Federal, continua obrigado a apresentar declaração quem teve ganho de capital na alienação de bens ou direitos sujeitos à incidência do imposto. Além disso, pessoas que tenham operado em bolsas de valores no ano passado também devem declarar o IR, estando atentos aos limites estabelecidos pelo órgão. Ainda, outra dúvida comum é se o Microempreendedor Individual (MEI) precisa declarar o IR. Entenda aqui

Documentos necessários 

Se você se enquadra na descrição acima, é fundamental saber quais documentos são necessários para declarar o Imposto de Renda. Além de informações básicas do contribuinte e dos dependendes, como CPF e nome completo, também é preciso ter em mãos: informe (s) de rendimentos recebidos no ano-base 2022 (emitido pela fonte pagadora); notas fiscais e recibos que comprovem a compra e venda de bens e direitos, como carros e casas (para declarar bens e direitos); recibos de dívidas contraídas ou pagas no período (para declarar dívidas e ônus), entre outros. 

Se houve declaração no ano anterior, é preciso ter a cópia da última Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física entregue. Acesse a lista completa de documentos necessários clicando aqui

Declaração pré-preenchida

Para facilitar a vida do contribuinte, a Receita Federal passou a incentivar o uso da declaração pré-preenchida no Imposto de Renda. O modelo dá a possibilidade de encontrar informações importantes e relembrar gastos e rendimentos. Isso facilita e gera economia de tempo. 

O modelo é totalmente editável, sendo possível o contribuinte conferir e, alterar, se necessário, os dados que ali constam. Veja o que fazer com erros na declaração pré-preenchida do Imposto de Renda

Restituição

Os pagamentos da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2023 começam no fim deste mês. Assim, o órgão vai devolver valores pagos a mais referentes a esse tributo ao longo do ano em cinco lotes. Saiba mais detalhes aqui. Confira as datas dos pagamentos:

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 31 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 29 de setembro

O que acontece se não declarar o Imposto de Renda

O prazo final para a entrega do IR, em 2023, vai até 31 de maio. Depois desse período, o contribuinte que não acertar as contas com o Leão terá que pagar multa e pode ter o seu CPF restrito, o que impede acesso a diversos serviços. A multa começa em 1% ao mês, a partir de maio, e pode chegar a 20% sobre o valor do imposto devido.  

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito