Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Governo publica MP que garante salário para funcionário que tiver contrato de trabalho suspenso ou reduzido

Suspensão e redução de jornada garantem emprego durante o período
Por Guilherme Nuernberg Criciúma - SC, 02/04/2020 - 11:31 Atualizado em 02/04/2020 - 11:31
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Governo Federal publicou na madrugada desta quinta-feira, 2, as Medidas Provisórias que liberam o crédito de R$ 51 bilhões para subsidiar o Programa de Manutenção de Emprego e Renda. Os principais termos das MP foram esclarecidas pelo contabilista e administrador Edson Cichella, no Programa Adelor Lessa, na Rádio Som Maior.

Resumindo, são duas medidas que de acordo entre o empregado e o empregador. A primeira reduz a jornada de trabalho e salário. A segunda trata da suspensão do contrato de trabalho. Com o subsídio do governo nas duas medidas.

A redução de jornada de trabalho e salário será dividas em três faixas. Com redução de 25%, 50% ou 70% das horas trabalhadas e do salário, proporcionalmente. O governo, em contrapartida, irá realizar o pagamento do valor que foi reduzido do trabalhador através de seguro-desemprego. A medida tem prazo máximo de 90 dias, ou seja, a empresa pode utilizar o recurso por três meses. O acordo pode ser individual ou acontecer por negociação coletiva. "Outro aspecto improtante para o empregado é a garantia de emprego durante este período e pelo mesmo período após o término da redução", detalhou Cichella. Durante a redução, o salário do colaborador pago pela empresa não pode ficar menor que um salário mínimo.

A outra medida trata da suspensão do contrato de trabalho. Ela está dividida entre empresas que faturaram menos ou mais de R$ 4,8 milhões no ano-calendário 2019. As que faturam o valor menor, podem suspender o contrato de trabalho por 60 dias, com o salário do empregador sendo 100% pago pelo governo, via seguro-desemprego. As empresas que faturam mais, podem suspender o contrato pelo mesmo período de tempo, mas ficam responsáveis por 30% do salário do funcionário, enquanto o governo realiza o pagamento de 70%. Nesta medida também vale o critério de garantia de emprego. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito