Uma reunião técnica com o objetivo de orientar os órgãos governamentais e entidades sobre a elaboração de propostas para os fundos da Infância e Adolescência (FIA) e da Pessoa Idosa (FEI), aconteceu nesta terça-feira (1), em Criciúma. A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Adeliana Dal Pont, esteve no sul do Estado, cumprindo agenda e consolidando a missão de orientação e conscientização.
De acordo com a secretaria, foram liberados 55 milhões para o FIA e o prazo foi estendido até o dia 31 de julho. Já a verba para o FEI é de 50 milhões e as apresentações das propostas podem serem feitas até o dia 30 de julho. “É uma grande oportunidade das entidades, é recurso do Estado colocado à disposição para atender, para subsidiar, para custear projetos de apoio ao idoso, à criança, adolescente.
A ação de disponibilizar recursos financeiros através de editais já foi realizada pelo governador nos anos anteriores. “O governador já fez isso com o FEI e o FIA no ano passado, em final de 2023, e este ano o recurso é ainda maior. Então, são recursos que estão depositados nesses dois fundos e estão disponíveis tanto para a governamental quanto para entidades civis para que apresentem projetos inovadores”, afirma a Adeliana.
Ainda segundo a secretaria podem participar tanto instituições públicas quanto entidades privadas, com projetos voltados à melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes e idosos, exceto obras e reformas, que não são permitidas nos editais. “Queremos que as pessoas sonhem e pensem em projetos criativos, projetos inovadores, como oficinas de música, robótica ou ações voltadas à saúde de idosos, queremos envolvimento das comunidades”, fala ela.
Ouça a entrevista completa da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Adeliana Dal Pont: