A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, nessa terça-feira (06), a venda, distribuição e consumo de quatro lotes de panetone da empresa D’Viez Indústria e Comércio de Chocolates Finos Ltda.
A decisão veio após o próprio fabricante comunicar o recolhimento voluntário, motivado pelo surgimento de fungos na superfície dos produtos. A medida atinge panetones trufados de 140g e 700g, todos do lote 251027, com validade até 27 de fevereiro.
Leia mais sobre saúde:
- Produto irregular: Anvisa determina recolhimento de chá de camomila
- Anvisa proíbe venda de produtos com Alulose por falta de autorização no Brasil
- Verão exige atenção redobrada: exposição ao sol aumenta risco de câncer de pele
Além dos panetones, a Anvisa também suspendeu a fabricação, venda e divulgação de alimentos da empresa Coguvita II Alimentos Ltda., da marca Smush Smushnuts.
Segundo a agência, os produtos utilizam os cogumelos Lion’s Mane e Cordyceps, ingredientes que não têm liberação para uso em alimentos no Brasil, por falta de avaliação de segurança.
A Anvisa informou ainda que a empresa fazia alegações de benefícios à saúde sem comprovação científica, como melhora da memória, foco, saúde mental e imunidade. Todos os lotes de pastas, granolas, barras, mix de castanhas e cápsulas de café com cogumelos da marca devem ser retirados do mercado.
Veja o comunicado da empresa:
Com informações da repórter Flávia Albuquerque da Agência Brasil
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!