Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Plenário

Governo de SC quer transformar transferências especiais em convênios simplificados (ÁUDIO)

Secretário da Fazenda falou sobre a orientação do TCE sobre repasses aos municípios
Por Stefanie Machado Criciúma, SC, 01/06/2023 - 09:33 Atualizado em 01/06/2023 - 10:54
Foto: Divulgação/Secom
Foto: Divulgação/Secom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC) encaminhou orientações para que o governo faça um plano de ação e retome os repasses aos municípios por meio das transferências especiais. O despacho foi encaminhado pelo conselheiro José Nei Ascari, após a audiência pública na Assembleia Legislativa (Alesc) que trouxe diagnóstico sobre obras paradas. O assunto foi destaque durante o Plenário da Rádio Som Maior desta quinta-feira (1º), com a participação do secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert. 

LEIA MAIS:

BLOG MAGA STOPASSOLI - Novela do pix das obras: TCE orienta que o governo faça os pagamentos

Ouça na íntegra:
 

Em seu despacho, o conselheiro explica que "trata-se da adoção de medidas de orientação e de correção em decorrência da constatação de distorções entre os dados apresentados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura, os dados extraídos do Portal SCTransferências e as respostas dos municípios ao questionário realizado pelo TCE/SC, concluindo que há grande número de obras paralisadas, abandonadas, canceladas, atrasadas ou em ritmo lento, não sendo possível identificar as obras paradas e os motivos das paralisações, bem como quais obras serão continuadas ou identificação de irregularidades técnicas ou de orçamentos". 

"Para mim, o que foi dito pelo conselheiro já está alinhado com o que o governo está fazendo. Nós estamos indo, através do governador Jorginho Mello, a cada uma das regiões, fazendo combinações com os prefeitos e, com base nessas, seguindo com a execução das transferências combinadas aos municípios", afirmou Siewert. 

Diante disso, o governo pretende transformar a modalidade de transferências especiais em convênios simplificados. Segundo o secretário, o modelo é menos burocrático que o tradicional, vai pular etapas e ser mais rápido. Feito o convênio, a retomada dos pagamentos é imediata. 

"Eu escutei na audiência pública que um convênio leva três anos. Trabalhei com isso entre 2003 e 2010 no Governo Luiz Henrique e nunca demorou tanto. Agora, nesses primeiros meses, fizemos convênios em 15, 20 dias. Talvez nem todos a gente consiga fazer nesse prazo. Diria que 30, 40 dias seria factível para fazer os convênios", destacou. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito