Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Governo de Içara lança nota de repúdio a comentários preconceituosos sobre encontro de direitos humanos

III Encontro Regional de Direitos Humanos e Diversidade será realizado na próxima terça-feira; Jessé Lopes foi um dos que se manifestou
Por Vitor Netto Içara - SC, 13/11/2019 - 17:57 Atualizado em 13/11/2019 - 18:16
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Governo de Içara lançou na tarde desta quarta-feira, 13, uma nota de repúdio aos comentários maldosos e homofóbicos que estão circulando nas redes sociais, a respeito do III Encontro Regional de Direitos Humanos e Diversidade. O evento será realizado na próxima terça-feira, 19, a partir das 8h no município. 

Na nota, a prefeitura afirma que o encontro busca oferecer a capacitação para profissionais que atuam na Educação, Saúde e Assistência Social. Ainda coloca que o principal objetivo é de que os trabalhadores desses setores tenham mais conhecimento ao receber e atender a população LGBT em Içara. 

Um dos exemplos dos comentários é o do deputado estadual Jessé Lopes. Ele publicou em seu Facebook na noite de terça-feira, 12:  “ATENÇÃO IÇARA. Keila Simpson, um travesti militante do PT, estará na sua cidade palestrando sobre temas LGBT com patrocínio de dinheiro público, inclusive da prefeitura municipal. Impostos, definitivamente, não é para isto.”. 
Sobre os recursos questionados pelo deputado, de acordo com a nota da prefeitura o valor é oriundo do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde. Além disso, a nota apresenta a portaria nº 2.836 de 1º de dezembro de 2011, que é clara ao instituir no Sistema Único de Saúde (SUS), a Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. 

O evento está na terceira edição e conta com a participação de dois palestrantes: Keila Simpson, que atua com movimentos sociais desde 1991 e iniciou o trabalho com prevenção à AIDS na Bahia e Kaio Lemos, que é escritor, mestrando em Antropologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Veja a nota da prefeitura completa

Nota de Repúdio: III Encontro Regional de Direitos Humanos e Diversidade 

O Governo de Içara repudia os comentários maldosos e homofóbicos que estão circulando nas redes sociais a respeito do III Encontro Regional de Direitos Humanos e Diversidade, que será realizado na próxima terça-feira, dia 19, a partir das 8h, no Município. 

O encontro, realizado pelo terceiro ano consecutivo, oferece capacitação para profissionais que atuam na Educação, Saúde e Assistência Social. É realizado para que os profissionais desses setores tenham mais conhecimento ao receber e atender a população LGBT em Içara.

Sobre os recursos para a realização do evento, todo valor é oriundo exclusivamente do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, para atender os objetivos já especificados acima. A portaria nº 2.836 de 1º de dezembro de 2011 é clara ao instituir no Sistema Único de Saúde (SUS), a Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. 

O encontro terá a participação de dois palestrantes: Keila Simpson, que atua com movimentos sociais desde 1991 e iniciou o trabalho com prevenção à AIDS na Bahia. Ela também participou de uma campanha da Organização das Nações Unidas (ONU) “Livres & Leves” que apoiou o Dia Nacional da Visibilidade Trans. O outro palestrante do evento, Kaio Lemos, é escritor, mestrando em Antropologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Qualquer outra dúvida, a Secretaria de Saúde de Içara está a inteira disposição para os devidos esclarecimentos.

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito