Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Futuro da presidência do Criciúma deve ser definido nesta quinta-feira

Presidente Anselmo Freitas ainda não comunicou oficialmente sua saída ao Conselho Deliberativo do clube
Por Stefanie Machado Criciúma (SC), 25/05/2022 - 09:00 Atualizado em 25/05/2022 - 09:15
Foto: Arquivo/ 4oito
Foto: Arquivo/ 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Após um anúncio informal da saída do presidente do Criciúma, Anselmo Freitas, o Conselho Deliberativo deve se reunir nesta quinta-feira (26) para definir o futuro da presidência. Apesar da renúncia ser esperada pelos membros do clube, por enquanto, nada oficial foi comunicado aos conselheiros.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Criciúma, Guilherme Búrigo, a saída de Anselmo não é uma novidade. "Logo que ele foi eleito, já no discurso de posse, ele já adiantava que por problemas de saúde e por questões profissionais que não seguiria na presidência até o final. Na última reunião do conselho ele repetiu esse discurso", relembra. 

Nesse contexto, a reunião tem como objetivo de definir o futuro da presidência. O Estatuto do Criciúma prevê duas possibilidades no artigo 87. A primeira delas é um dos vice-presidentes assumir o cargo, nesse caso, respeitando a ordem, seria Alexandre Farias. Porém, essa substituição só poderia ser feita após a conclusão de metade do mandato de três anos. Como a atual presidência foi eleita em dezembro de 2021, essa opção só seria viável a partir de junho de 2023. A segunda alternativa seria uma nova eleição. 

"Se analisarmos o estatuto, ele é bem simples. Se não cumpriu metade do mandato, há necessidade de novas eleições", explica Búrigo. "Ainda que seja uma eleição, acredito que não vai ser traumática. Anselmo, Alexandre, Pavei, a diretoria vêm fazendo um trabalho muito bom. Não acredito que haja uma ruptura ou uma nova chapa concorrendo com essa. A gente tem que achar o melhor caminho, mas não tem como fugir de uma nova eleição", salienta.  

Alexandre Farias deve conversar com Anselmo nesta quarta-feira

O vice-presidente administrativo do Criciúma, Alexandre Farias, afirma que foi surpreendido quando ouviu a notícia da saída de Anselmo, pois ainda não houve um diálogo sobre o assunto entre os dois. "Acredito que devo conversar sobre esse assunto hoje à tarde [quarta-feira, dia 25] com o presidente Anselmo", comenta. "Já falou sobre isso [o desejo de deixar a presidência] em dezembro, quando foi eleito, para o grupo de conselheiros. Eu não acredito em renúncia, isso não está no dicionário dele", ressalta.

Conforme o vice, o clube é administrado por um grupo de pessoas, não somente o Anselmo. "Então, em uma eventual licença do presidente, vamos dar continuidade a esse trabalho sob a supervisão dele. Mesmo estando afastado, ele é uma pessoa muito ativa no clube", enfatiza Farias.  

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito