Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Final do Campeonato Catarinense conta com Inteligência Artificial

Solução térmica utilizada em estádio identifica pessoas com febre, um dos sintomas da COVID-19, e o uso de máscaras
Por Redação Brusque, SC, 11/09/2020 - 15:45
Solução Térmica Intelbras no acesso da Arena Condá / Divulgação
Solução Térmica Intelbras no acesso da Arena Condá / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A grande final do Campeonato Catarinense de Futebol, que será realizada no domingo, 13, no Estádio Augusto Bauer entre Chapecoense e Brusque, contará com a utilização de Inteligência Artificial para deixar a partida mais segura. A distribuidora Discfone, em parceria com a Federação Catarinense de Futebol (FCF), vai utilizar soluções térmicas da Intelbras, indústria brasileira desenvolvedora de tecnologias, para aferir a temperatura e identificar o uso de máscaras no acesso dos jogadores, equipe técnica e imprensa ao estádio. O sistema, já foi utilizado na primeira partida da final do Campeonato, realizada na quarta-feira, 9, nos jogos entre Juventus e Brusque e entre Chapecoense e Criciúma, e nas semifinais realizadas em julho na Arena Condá (Chapecoense x Criciúma) e no estádio João Marcatto (Juventus x Brusque) em Jaraguá do Sul.

A tecnologia

Os equipamentos estão sendo usados nos procedimentos de acessos dos jogadores, imprensa e comissão técnica aos estádios. Todos os envolvidos passam em fila diante das câmeras que fazem a aferição da temperatura de forma rápida e eficiente, sem gerar aglomerações e garantindo a segurança do evento. Além disso, a função de reconhecimento facial da solução, identifica se cada pessoa está respeitando o uso da máscara no momento da entrada.

A solução tecnológica da Intelbras é composta por câmera térmica, gravador inteligente de imagens, equipamento de precisão para medição de temperatura e Software de Monitoramento. A solução identifica e gera alertas de pessoas com alta temperatura, um dos sintomas da COVID-19, de forma automática com auxílio da Inteligência Artificial, podendo acionar sistemas de alarme, controle de acesso, avisos na tela do operador, entre outros. A solução térmica da Intelbras mede a temperatura de até 15 pessoas simultaneamente, ajudando a identificar rapidamente possíveis doentes e evitar que eles entrem nos estádios.

"A solução térmica impressionou muito a Federação Catarinense de Futebol e os Clubes por onde ela passou. Esse sistema de triagem tecnológica agradou a todos; ele é moderno, eficiente, proporcionando o fluxo rápido nos acessos aos estádios, evitando filas e aglomeração. A solução está deixando as partidas mais seguras e inteligentes", afirma Roger Mori Borges da FCF.

Colaboradores da Discfone e solução térmica instalada no estádio Jaraguá do Sul

"A pandemia do novo coronavírus trouxe diversos desafios para o esporte em geral. A segurança e a saúde dos jogadores e de todas as pessoas envolvidas com o Campeonato Catarinense de futebol se tornaram uma prioridade, portanto é realmente gratificante poder contribuir, através da nossa distribuidora Discfone, para isso", afirma Susana Brockveld, Diretora de Marketing da Intelbras. "O lema da Intelbras é sempre próxima. Somos uma indústria catarinense que já vem apoiando o esporte brasileiro com o patrocínio, por exemplo, da Copa do Brasil. Agora nossa tecnologia de ponta está em uso em Santa Catarina, temos certeza que ela está tornando a competição ainda mais segura", complementa a executiva.

Próximos passos

A Discfone está discutindo desenvolver um projeto para segurança com soluções térmicas da Intelbras nos acessos do público e para os estádios junto com a Federação Catarinense de Futebol. "Cada arena tem um número de acessos diferentes, nossa proposta é personalizada e individual para cada um dos estádios. O objetivo é deixar os jogos cada vez mais seguros para os atletas, as comissões técnicas e para o público que voltará a assistir, eventualmente, as partidas. As soluções térmicas são ideias para lugares de grande circulação pois medem a temperatura de até 15 pessoas simultaneamente e com muita rapidez, evitando aglomerações e promovendo o distanciamento entre os torcedores", finaliza Sidney Rossetti, Gerente Regional da Discfone.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito