Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Festa pelo amor e pela socialização

Ama-Rec reuniu 70 alunos autistas da região para confraternização de fim de ano
Por Bruna Borges Criciúma, 30/11/2018 - 07:47
Guilherme Hahn / A Tribuna
Guilherme Hahn / A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Uma festa onde cada um se diverte do seu jeito, mas ninguém deixa de se divertir. Uma confraternização em que o amor e a inocência estão presentes no olhar de cada um dos convidados. Assim foi, na tarde de ontem, a celebração de fim de ano da Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Região Carbonífera (Ama-Rec). 

Essa foi a primeira vez que a instituição decidiu reunir os alunos em uma confraternização. “É sempre muito difícil para nós fazer um evento em um local com muitas pessoas, mas a Casa Mix aceitou o desafio de fazer a festa aqui, eles nos deram toda a festa”, conta a diretora da Ama, Sandra Henrique.

O resultado, segundo ela, foi melhor que o esperado. “Eu estou encantada de ver como eles estão se comportando bem, porque uma das nossas intenções é mostrar para a sociedade que eles podem socializar”, complementa Sandra. 

No encontro de ontem, aproximadamente 70 alunos da instituição, moradores de toda a região, aproveitaram a tarde para se divertir com os brinquedos, saborear o lanche oferecido pela casa de festas e também retribuíram o esforço apresentando um número que envolveu música, dança e teatro. O tema da apresentação foi “O amor de Deus e o amor dos autistas”. 

A Joice Silveira da Silva Dias, mãe da Tamires, de 23 anos, conta que a filha frequenta a Ama desde que a instituição abriu suas portas, em 2004. Ela aprovou a iniciativa da festa. “Está tudo maravilhoso, as crianças estão batendo fotos, dá para ver que elas estão adorando. Para elas é muito boa essa socialização”, declara Joice.

“E nós ainda enfrentamos muito preconceito da sociedade em relação ao autista, mesmo com todo o trabalho de divulgação feito pela Ama. Por isso é tão importante esse trabalho de conscientização, a sociedade tem o dever de ver o autismo com naturalidade. É importante para as crianças de hoje e é importante para os autistas que ainda irão nascer”, afirma a mãe.

Café para arrecadação de fundos

A Ama-rec atende crianças, adolescentes e adultos autistas e oferece serviços gratuitos de hidroterapia, equoterapia, fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, neurologia pediátrica, entre outros. Todas as sextas-feiras a instituição ainda atende com avaliação diagnóstica as famílias com crianças que tenham suspeita de autismo. 

Atualmente, a instituição atende 97 alunos, mas uma mudança de sede possibilitará aumentar o número de atendimentos. No próximo ano a Ama deve transferir suas atividades para a estrutura onde até então funcionava o Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep). 

Com a abertura do novo Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), os menores infratores que estavam abrigados no Casep foram transferidos e o prédio, conforme prometido pela Administração Municipal de Criciúma, passará para a entidade que auxilia os autistas. 

Para garantir a reforma da estrutura e possibilitar melhor atendimento aos alunos, a Ama realiza um café colonial neste domingo, a partir das 16h, na Sociedade Recreativa Mampituba. A iniciativa é as miss Santa Catarina, Bruna Vitali.

O evento contará com palestra do neuropediatra Jaime Lin e do escritor autista Marcos Petry. Os ingressos estão à venda por R$ 40 e podem ser adquiridos na sede da instituição, na Rua João Spillere, 232, Bairro Pinheirinho. O telefone para contato é o (48) 3462-9804. 


 

Tags: Ama-rec

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito