Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
4

Era uma vez, uma profissão: pai!

Luciane Bisognin Ceretta, Reitora da Unesc Criciúma, SC, 08/08/2021 - 08:29

Luciane Bisognin Ceretta, Reitora da Unesc

Mais que trabalho, vida. Mais que lembrança, empenho. Mais que vontade, dedicação. Mais que presença, entrega.

A paternidade está na origem de todos, e no destino de muitos. Não é fase, é missão. Não é missão sofrida, mas sim renovada no amor.

Amor que move os que amam. Os que não fazem da posição de pai uma função, mas sim uma postura permanente, uma estrada sem fim.

O mesmo pai que cativa o sorriso do filho, é o pai que constrói, que edifica, que une, que trabalha. Na paternidade, a vida dá aos homens a mão estendida que confere às mulheres, a de ser parte de novas vidas. Enquanto filho, aprendiz. Enquanto pai, realizador.

Carinho aos pais que venceram a pandemia, priorizando seus lares. Memória aos que não venceram, mas se fizeram eternos na mesma luta. Luta que não é combate, mas sim desafio: o desafio de ser o pai professor, o pai técnico, o pai pesquisador, o pai gestor e, no fim de cada dia, ser o pai dos seus filhos, ser o filho dos seus pais, com a ternura, a bondade, o afeto e a paciência que tudo isso exige.

Aos homens que dedicam suas rotinas a serem bons pais, felizes dias, sempre!

A todos, aos pais da Unesc, aos pais da nossa comunidade, a todos os que transformam a profissão nobre da paternidade em doce projeto de vida, tudo de melhor em dobro.

Unesc, a nossa universidade comunitária, como boa filha com os nossos pais, hoje e sempre, com carinho!