Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

​Equipamento inédito que identifica a dor e produzido em SC é apresentado em Brasília

Projeto está em sua fase final, após mais de 12 anos de desenvolvimento. Lançamento será em breve
Por Redação Criciúma - SC, 08/06/2018 - 16:10
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O cientista Felipe Reitz, idealizador de um equipamento produzido em Santa Catarina, com apoio do Governo do Estado, e capaz de mensurar a dor de um paciente, buscou informações nesta semana, no Ministério da Saúde, em Brasília, para integrar este aparelho de avaliação ao SUS e às unidades de saúde em todo o território nacional. Através de um software e tecnologia avançada, o ReitzScan identifica, avalia e quantifica a dor em três estágios: suave, moderada ou severa. A secretária de Articulação Nacional, Lourdes Coradi Martini, também esteve presente e intermediou a audiência.

"Estamos na fase final de um projeto em construção há mais de 12 anos, iniciado na Irlanda. Chegamos a um método avançado que permite identificar a dor que uma pessoa está sentindo. É algo inédito desenvolvido no Brasil", frisa Reitz. O aparelho foi elaborado através da empresa de inovação, Reitz Innovation, incubada no Sapiens Parque, em Florianópolis.

O secretário executivo do Ministério da Saúde, Adeilson Loureiro Cavalcante, destacou o excelente desenvolvimento do equipamento e o apoio do Governo do Estado neste projeto. A equipe técnica do ministério ressaltou que é possível auxiliar em relação ao desenho metodológico para que se consiga um estudo que contemple as características de registros sanitários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e as questões de incorporação do SUS, através da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do SUS (Conitec).

De acordo com o administrador da empresa, Adonai Zanoni, que apresentou o aparelho aos técnicos do Ministério da Saúde, busca-se com o equipamento a comprovação e a medição da dor, além da presença de lesão. Além disso, mais de 80% das etapas de medição do sistema serão realizadas automaticamente pelo próprio aparelho, sendo que o resultado é obtido em 30 minutos. 

Outros segmentos, conforme os idealizadores, serão beneficiados com o propósito, como ciência, tecnologia e inovação. No caso das relações de trabalho, a inovação poderá apontar se os sintomas do colaborador são compatíveis com uma dor ou não passam de uma invenção. Os idealizadores também cumpriram agenda no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e no Instituto Nacional de Seguro Nacional (INSS). 

Lançamento

Próximo do lançamento, o projeto avançou passos importantes nos últimos meses, como a homologação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmentro) e o registro da patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). "Um relatório científico pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) também foi produzido e conquistamos uma excelente aceitação médica". 

Benefícios

O aparelho diminui custos assistenciais e auxilia nas atividades de saúde de interesse do Governo Federal, bem como contribui com o modelo de saúde pública adotada pelo Brasil e diminui os gastos com prescrições repetitivas e fraudulentas. Além disso, oferece aos médicos peritos uma ferramenta ágil e precisa, aumenta a eficiência do sistema de avaliação de acidentes de trabalho. 

Tags: saúde

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito