Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Entregues as primeiras cirurgias de câncer de mama custeadas pelo Open Viva Mais

Duas mulheres tiveram seus tumores removidos nesta quarta-feira (15)

Por Giovana Bordignon Criciúma, SC, 16/11/2023 - 16:01 Atualizado em 16/11/2023 - 16:59
Entregues as primeiras cirurgias de câncer de mama custeadas pelo Open Viva Mais | Foto: Giovana Bordignon/4oito
Entregues as primeiras cirurgias de câncer de mama custeadas pelo Open Viva Mais | Foto: Giovana Bordignon/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Uma luta contra o câncer de mama. Duas das quatro cirurgias custeadas pelo Open Viva Mais de Beach Tennis 2023 – uma realização da Som Maior Comunicação – foram realizadas nesta quarta-feira (15). Uma parceria com o mastologista, Dr. Erik Winnikow, que fez os procedimentos. A ação beneficente doou todo o dinheiro arrecadado para cirurgias de retirada do câncer. 

Eliete Silveira Gonçalves e Lucileia Lima Figueiredo foram operadas com todos os custos pagos pelo Open Viva Mais no Hospital São José pela equipe da Mastoclínica: Erik Winnikow, Thamyra Manenti Bonfante e Gustavo Coral Silveira. “Nós realizamos duas cirurgias, que foram um sucesso, as pacientes já ganharam alta. Semana que vem, nós vamos realizar mais duas cirurgias e completamos a nossa missão de 2023”, frisou o Dr. Winnikow.

Mastologistas Erik Winnikow, Thamyra Manenti Bonfante e Gustavo Coral Silveira | Foto: Giovana Bordignon/4oito

Ouça a entrevista completa com Dr. Erik, Eliete e Lucileia, no programa Adelor Lessa:

Já operadas, as duas mulheres que vencem o câncer de mama não tiveram palavras suficientes para descrever o sentimento. “A cirurgia foi maravilhosa, correu tudo bem, muito rápido e equipe ótima”, comentou Eliete. “Eu faço mamografia todo ano e nessa última que eu fiz apareceu, mas eu não sentia dor. A cirurgia foi um alívio”, acrescentou.

“Quando descobri, fui consultar com o Dr. Erik, ele já me repassou e disse que ia tentar me colocar nesse projeto e, em questão de três meses, eu fiz”, contou Lucileia. “Não tem como expressar, é uma sensação muito boa de tudo que aconteceu, estou muito, muito, muito feliz. O sofrimento que a gente passa não é pouco, mas é uma felicidade imensa, não tem nem como mensurar”, completou a paciente.

Equipe médica na preparação de uma das pacientes para o procedimento de quadrantectomia | Foto: Giovana Bordignon/4oito

Segundo o mastologista, que também atende pela prefeitura de Criciúma, o Sistema Único de Saúde (SUS) tem demorado mais que o normal para entregar as cirurgias este ano. “Eu acompanho a jornada das pacientes com diagnóstico de câncer de mama. Infelizmente, a gente observou que está tendo um grande atraso no atendimento e realização da cirurgia, então eu conversei com a Alice (uma das idealizadoras desse projeto) que a gente deveria fazer algo para amenizar isso”, destacou o Dr. Winnikow.

Assim, as quatro cirurgias foram pensadas para amenizar a espera das pacientes por uma cirurgia. Em 2022, o Open Viva Mais viabilizou cirurgias de reconstrução mamária. Este ano, a ideia foi tirar pacientes da fila que estão aguardando cirurgias do SUS. As operações foram de quadrantectomia, procedimento que retira apenas parte da mama acometida pelo câncer, com margem de segurança, preservando o restante da glândula mamária.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito