Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Entenda a ligação entre Carnaval e Páscoa

Diferente do que pensam, uma festividade não acontece 40 dias depois da outra
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 05/03/2019 - 11:02

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Páscoa deve cair sempre entre os dias 22 de março e 25 de abril, sendo o primeiro domingo após a lua cheia do equinócio vernal. Mas o que isso tem a ver com o Carnaval? Essa festividade deve acontecer 47 dias antes da Páscoa, logo entre 4 de fevereiro e 9 de março. Nessa lista de feriados tem ainda Corpus Christi, que é celebrado 60 dias depois da Páscoa.

O dia da Páscoa é calculado seguindo a Fórmula de Gauss, criada em 1750. A data se repete geralmente a cada 19 anos, podendo ser no dia exato indicado pela fórmula ou então no domingo seguinte. Em 2019 o cálculo apontou para o dia 18 de abril, levando a Páscoa ao dia 21 do mesmo mês, primeiro domingo seguinte.

Existem duas questões especiais que ocorrem duas vezes a cada século. Se a Pascoa cair no dia 26 de abril, ela deve ser corrigida para uma semana antes, no dia 19. Outra situação é se o domingo for um dia 25 de abril, então deve ser puxado para o dia 18, devido aos cálculos. Essa situação vai acontecer em 2049 e 2076.

O período após o Carnaval representa a Quaresma, onde muitos cristãos decidem ficar sem comer carne ou realizar outros tipos de jejum, diferente do que muitos pensam, ela dura mais de 40 dias. Ainda para quem segue esse tipo de crença, a Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira Santa são os únicos dias obrigatórios para tal prática.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito