Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Empresa de Forquilhinha demite 74 funcionários

Teixeira Têxtil entrou com pedido de recuperação judicial no dia 25. Sindicato faz negociação para o pagamento
Por Heitor Araujo Forquilhinha, SC, 01/08/2019 - 17:53 Atualizado em 01/08/2019 - 18:53
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Uma sequência de demissão e pedido de recuperação judicial deixou sem emprego e sem o dinheiro da rescisão 74 trabalhadores da empresa Teixeira Têxtil, de Forquilhinha. Os empregados demitidos procuraram o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Plásticas Descartáveis e Flexíveis, Químicas e Farmacêuticas de Criciúma e Região no começo desta semana e o sindicato já entrou em negociações com a empresa.

Na próxima semana, sindicato e empresa participarão de uma conversa para um acordo judicial. A reivindicação do sindicato, aceita pela empresa, é do pagamento dos 19 dias trabalhados aos funcionários relativos ao mês de julho e o começo da liberação da recisão. Como é proibida por lei o pagamento da rescisão, pelo fato do pedido judicial, a empresa pedirá a negociação para o pagamento parcelado. Dessa forma, os trabalhadores poderão ter acesso ao Fundo de Garantia e seguro desemprego.

Os funcionários foram demitidos no dia 19 de julho e o pedido de recuperação judicial aconteceu no dia 25. A Teixeira Têxtil contava com um quadro total de 504 trabalhadores e o corte atingiu todos os setores da empresa, que tem com duas sedes em Forquilhinha e uma em Cocal do Sul. Sete trabalhadores foram em Cocal e o restante em Forquilhinha.

A Teixeira Têxtil divulgou uma nota sobre a demissão e o pedido de recuperação judicial. A empresa destacou que não haverá novo cortes de gastos, pois já foi feito o que precisava para a manutenção orçamentária. Abaixo, a nota da empresa:

A TEIXEIRA ingressou com pedido de recuperação judicial, visando a rápida superação de sua passageira crise financeira. Sua situação geral é boa, permanece faturando normalmente e mantendo a sua tradicional forma atuação no mercado, como faz desde 2000, sempre cumprindo regularmente com seus deveres. Seus diretores, funcionários e sócios trabalharão com afinco para cumprir com todas as suas obrigações, buscando obter novas parcerias e especialmente manter as antigas. É normal que muitos não tenham familiaridade com tal situação, mesmo após tantas outras recuperações em nosso setor e em outros ramos da economia. Porém, a empresa e seus colaboradores garantem que sua atual situação é plenamente reversível. Com apoio de todos, será um sucesso o seu processo de reestruturação e voltará a ser uma das mais respeitadas empresas do setor.

 

O processo de recuperação judicial nada mais é do que uma ferramenta de reestruturação da empresa e de seu passivo, que é exercida em conjunto e em debate com seus credores.A empresa permanece dotada de total liberdade negocial, sendo representados normalmente por seus sócios, diretores e funcionários. Infelizmente, como medida necessária à manutenção de sua atividade e buscando preservar 430 empregos que gera, foi forçada a demitir diversos colaboradores. De acordo com a legislação, a empresa está impedida de pagar qualquer credor até que se aprove uma proposta de pagamento global a todos. Contudo, ciente e preocupada com a situação dos demitidos, se compromete a fazer um pedido ao Juízo de Forquilhinha, onde se processa a recuperação judicial, para que possa desde logo começar os pagamentos aos credores
trabalhistas. 

 

A Teixeira contratou empresas especializadas em gestão de crise (EXM Partners/Verovia), e um escritório de advocacia especializado (Mandel Advocacia), e todos se encontram à disposição, através dos regulares canais de contato da empresa, para qualquer esclarecimento que se fizer necessário sobre o processo de recuperação, ou para todos que queiram colaborar ou somente receber informações. 

 

Atenciosamente,
A Diretoria

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito