Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Em pleno verão, água do mar em Imbituba alcança menor temperatura do ano

Fenômeno ocorre porque o vento nordeste empurra as águas quentes para longe da costa
Por Redação Imbituba, SC, 22/12/2023 - 14:40 Atualizado em 22/12/2023 - 15:09
Praia da Vila, em Imbituba, está com água gelada em dezembro. Foto: Divulgação/Epagri
Praia da Vila, em Imbituba, está com água gelada em dezembro. Foto: Divulgação/Epagri

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Verão, calor escaldante e céu azul. Mas nem tudo é quente no litoral do Sul de Santa Catarina. Os termômetros da Epagri registraram nesta semana, em Imbituba, a temperatura do mar mais baixa de 2023.

É a própria Epagri quem explica a razão dessa aparente contradição. De acordo com os pesquisadores Matias Boll, Carlos Eduardo Araújo e Argeu Vanz, isso acontece quando as águas frias e profundas afloram na costa. Esse fenômeno se chama "ressurgência costeira" e é comum no litoral Sul no verão. A causa é a atuação do vento nordeste por muito tempo consecutivo, que leva as águas superficiais (mais quentes) para longe da costa e faz as águas frias das profundezas alcançarem a superfície.

No litoral Sul, a temperatura superficial do mar começou dezembro na marca dos 23°C, mas reduziu rapidamente a partir do dia 13, chegando a 16,4ºC em Imbituba nessa quarta-feira (20).

Os pesquisadores da Epagri citam que qualquer água abaixo de 21°C deve ser tratada com cuidado. Essa recomendação é do Centro Nacional para a Segurança em Águas Frias, nos Estados Unidos, baseada em estudos sobre o impacto da água fria na respiração. O choque térmico é especialmente perigoso nos dias quentes e abafados, quando o banhista sai da areia suando direto para um mergulho numa água fria. O Comitê Olímpico Internacional (COI) exige que a água esteja entre 25°C e 27,7°C nas competições de natação.

De acordo com a Epagri, o fenômeno ressurgência é passageiro e a temperatura pode voltar à normalidade a qualquer momento - inclusive isso pode já ter acontecido. No site da Epagri, é possível acompanhar a previsão da temperatura do mar.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito