Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Em plena quarentena, gente na praça e até sorveteria aberta

Muitos carros transitando pela Centenário e, em uma quadra da Marcos Rovaris, já falta vaga para estacionar
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 31/03/2020 - 15:30 Atualizado em 31/03/2020 - 15:37
Algumas lojas abertas na Praça Nereu Ramos / Fotos: Denis Luciano / 4oito
Algumas lojas abertas na Praça Nereu Ramos / Fotos: Denis Luciano / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A quarentena já perdeu o fôlego. Perceptível pela quantidade de pessoas nas ruas no dia em que Criciúma alcançou a marca de 15 pessoas infectadas com coronavírus. As autoridades, enquanto isso, vem sendo recorrentes nos seus apelos para que as pessoas permaneçam em casa no foco da luta contra a propagação da Covid-19. Bastou uma breve circulada pela cidade por volta das 14h30min desta terça-feira, 31, para que a reportagem verificasse a situação.

Na Avenida Centenário, carros às dezenas indo e vindo na altura do Parque das Nações, na Próspera. Chegava a haver formação de filas quando do semáforo no vermelho. Não chega a ser um movimento de dia útil normal, mas se aproxima de um sábado animado. E a quarentena? "Eu precisei dar uma saidinha rápida", contou o professor Adriano Santos, 38 anos, de Criciúma, que deixava apressado uma agência bancária quando abordado.

Avenida Centenário, perto do Parque das Nações, às 14h30min

O prefeito Clésio Salvaro faz questão de buscar, com a Diretoria de Trânsito e Transportes (DTT), os números de carros circulando pela cidade para embasar a sua crítica. "É muito carro na rua, é muita gente na rua", reclamou, ao citar dados dos quatro últimos domingos: no dia 8 de março circularam 459 mil veículos pelas ruas de Criciúma, número que oscilou para 362 mil sete dias depois  - já com o coronavírus rondando a cidade -, baixou a 113 mil no dia 22 (o menor contingente até agora, durante a pandemia) e chegando a 164 mil veículos no domingo passado. "Esse número está crescendo, isso é preocupante pois está provado que o isolamento social é a grande arma contra o coronavírus", reforçou Salvaro.

Os carros nas ruas de Criciúma:

8/3 - 459 mil

15/3 - 362 mil

22/3 - 113 mil

29/3 - 164 mil

Mesmo com o comércio fechado por força de decreto, o movimento não era nulo na área central de Criciúma nesta tarde. Na Rua Marcos Rovaris, na quadra entre Marechal Deodoro e Pedro Benedet, faltavam vagas de estacionamento. Havia até duas obras em andamento, em prédios vizinhos, onde funcionam estabelecimentos comerciais. Um deles, visivelmente, estava em reformas, com trabalhadores atuando normalmente. 

Rua Marcos Rovaris cheia de carros nesta tarde

Na Praça Nereu Ramos, a reportagem contou, perto das 15h, ao menos dez pessoas sentadas em bancos, algumas aos pares ou até em trio, como na foto abaixo, em um local defronte à Igreja Matriz São José. 

E tinha gente sentada na praça também

Na extensão da praça no cruzamento com a Rua Seis de Janeiro, quatro estabelecimentos vizinhos abertos. Em uma esquina, a loja de uma rede de fast food, cujo atendente trabalhava de máscara e não há consumo de lanches no local. O cliente que comprar, apanha e se retira. Defronte, na outra esquina, uma farmácia, que se encontrava vazia quando da passagem da reportagem. Ao lado, uma agência lotérica, que tinha apenas um cliente naquele instante, e em seguida uma sorveteria, também de portas abertas. Depois, separada por uma loja de calçados fechada, havia outra farmácia atendendo aos seus clientes.

"Não tem problema nenhum. O presidente tem razão", disse a aposentada Marlene Ricco, que havia acabado de deixar um dos bancos da praça ao observar a presença da reportagem. Pouco antes, uma viatura da Defesa Civil passou pela praça, seguida por outro carro oficial.

Trânsito na Pedro Benedet

A ordem de fechamento do comércio segue valendo até o próximo dia 7, conforme o decreto publicado nesta terça-feira, 31, pelo governador Carlos Moisés. "Eu sigo a lei. Por isso, não abrimos o comércio. Eu não quero vir a público como aquele prefeito da Itália pedir desculpas, dizendo que é uma gripezinha para depois medir quantas pessoas morrem por minuto", comentou o prefeito Salvaro, quando indagado sobre a continuidade da quarentena.

Confira também - Salvaro: "Não quero ter que pedir desculpas depois"

Agências bancárias e lotéricas funcionaram pelo segundo dia, depois da autorização estadual. Nas lotéricas, o movimento era mínimo. Nos bancos, que trabalharam até as 14h, nenhum sinal de aglomeração ou movimento intenso. 

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito