Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Em evento raro, “tartaruga gigante” desova no litoral sul catarinense

Animal deverá continuar desovando em outras praias do sul do estado
Por Paulo Monteiro Balneário Gaivota - SC, 26/01/2021 - 11:34 Atualizado em 26/01/2021 - 11:35
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um evento raro foi registrado recentemente em Balneário Gaivota, na região litorânea do sul de Santa Catarina. Uma Tartaruga de Couro, popularmente conhecida como “Tartaruga Gigante” acabou desovando em uma praia do município, algo incomum pelas características do litoral catarinense. 

De acordo com a presidente do projeto Educamar, Suelen Santos, é comum que esta espécie de tartaruga migre para o litoral catarinense, mas a desova em si nunca ocorre. As praias do Espírito Santo costumam ser as escolhidas pelo animal para a reprodução, por conta das areias mais quentes. 

“A tartaruga passa a noite inteira colocando os ovos no ninho e depois volta ao mar. Essa tartaruga está agora em alto mar e, possivelmente, dentro de um período de 7 à 14 dias irá procurar desovar novamente na região. É comum nessa espécie desovar cerca de cinco à sete vezes num raio de 50 quilômetros, então toda essa área do litoral sul que abrange os municípios com divisa do RS e no sul de SC, a partir de agora, estarão sendo monitorados”, declarou o Suelen.

A equipe do projeto Educamar, juntamente com outros grupos de pesquisas de animais marinhos da região, estão fazendo o monitoramento do caso. A tartaruga, inclusive, já havia desovado em Arroio do Sal e provavelmente está descendo para a região norte de Santa Catarina. Ao todo, são 35 a 70 dias até o nascimento das tartarugas.

Enquanto isso, Suelen ressalta a importância das pessoas que passeiam pelo litoral, sobretudo os pescadores que trabalham a noite, estarem atentos para a situação. Caso vejam alguma tartaruga pequena na região, o indicado é entrar em contato com a Polícia Ambiental ou o Corpo de Bombeiros para que seja feita a demarcação do local.

O porquê do nome “Tartaruga Gigante”

Basta olhar para uma “tartaruga gigante” para entender o porquê do apelido popular. Além de ser uma das maiores tartarugas marinhas do oceano, o animal chega a 2 metros de comprimento e pode pesar até 700 quilos.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito