Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Em Criciúma, empresários anseiam pela volta do comércio

Decreto de suspensão de atividades do governo de SC encerram nesta terça-feira
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC , 06/04/2020 - 18:12 Atualizado em 06/04/2020 - 18:57
Foto: arquivo / 4oito
Foto: arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O decreto de quarentena total e suspensão de atividades do governador Carlos Moisés encerra, por enquanto, nesta terça-feira, 7. Com isso, empresários de Criciúma anseiam para que ainda na quarta-feira o comércio possa a voltar a funcionar em todo o estado, para ajudar na recuperação de uma economia já afetada pela crise do novo coronavírus.

De acordo com o presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Moacir Dagostin, o retorno do comércio nesta quarta-feira seria importante para que os comerciantes pudessem aproveitar um período lucrativo como é a Páscoa e realizarem um bom retorno das atividades. “Essa data é muito importante para o comércio, e perdê-la é um grande problema, então esperamos que seja liberado nesta quarta. Na pior das hipóteses, a nossa expectativa ficaria para a próxima segunda-feira, mas daí já haveria passado o período de páscoa”, comentou Moacir.

Apesar disso, o retorno das atividades comerciais é apenas uma expectativa por parte dos empresários e trabalhadores, já que ainda não há nada concreto por parte do governo do Estado que garanta isso de fato. Com isso, o estado aguarda um novo decreto ou posicionamento do governador. Mesmo retornando, Moacir ressalta a importância do próprio governo determinar as regras de funcionamento de cada estabelecimento.

“Os comerciantes querem voltar, mas com cuidado também. O que defendem é que seja dado uma abertura semelhante a dos supermercados, por exemplo, com controle de entrada de pessoas, todos utilizando máscaras e álcool em gel e com os funcionários do grupo de risco sendo mantidos em casa”, pontuou o presidente da Acic.

Moacir acredita que, mesmo com o comércio funcionando, há ainda uma série de atividades que continuarão suspensas, como restaurantes, hotéis, transportes públicos e até mesmo escolas. As indústrias, por sua vez, seguem trabalhando com 50% dos trabalhadores, mas mesmo assim são afetadas diretamente pela quarentena.

“As indústrias estão autorizadas a operar com 50%, mas muitos não conseguem operar porque falta material, devido a fornecedores que estão fechados de outros estados. Sendo assim, não conseguem matéria prima para ficar operando normalmente”, disse.

Para Moacir, o retorno dos profissionais autônomos e liberais já traz uma certa ajuda para a economia, mas principalmente para os trabalhadores que dependem daquilo para sobreviver. “Voltaram cabeleireiros, advogados, contadores, várias atividades que mostram uma flexibilização do estado. Agora acredito que os micro e pequenos empresários irão pressionar o governo”, concluiu.

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito