Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Em Cocal do Sul, prefeito sanciona revisão do Plano Diretor

Lei Complementar que trata dos novos dispositivos do plano passou pelo crivo do prefeito Ademir Magagnin
Por Redação Cocal do Sul, SC, 29/08/2019 - 19:25
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Na presença do Conselho Municipal da Cidades e dos vereadores, o prefeito Ademir Magagnin sancionou a Lei Complementar nº 95/19 de revisão de atualização do Plano Diretor da cidade. O ato aconteceu no gabinete e contou ainda com a presença da vice-prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato, presidente do Legislativo, Erik Zeferino e o secretário de administração, finanças e planejamento, Clédio Fachin. 

O Projeto levou cerca de dois anos de estudo e realização de audiências públicas com a comunidade onde a população pode acompanhar os objetivos e as alterações propostas pelo Governo Municipal de Cocal do Sul e o Conselho Municipal das Cidades, responsáveis pela revisão do plano. 

Segundo o prefeito municipal a revisão do Plano Diretor é primordial para direcionar o desenvolvimento da cidade, bem como, a criação da área de comércio, prestação de serviço e área industrial. “Um trabalho necessário e que foi muito bem feito. Nós agradecemos o empenho de todos os envolvidos nesse processo, os conselheiros que se reuniam toda a semana de forma voluntária em prol do desenvolvimento econômico da cidade. É o nosso município quem ganha com todas as melhorias feitas. A Lei prevê que no máximo até cinco anos, o Plano Diretor tenha revisão e desta forma ocorreu”, frisa Magagnin.

Além de simplificar algumas interpretações e trazer o Plano Diretor para a realidade do município seja no aspecto legal, tecnológico, ambiental e as tendências de crescimento dos meios rurais e urbanos, a atualização garante condições de crescimento das empresas instaladas e que venham a se instalar, reordena a maneira de como o município lida com o trânsito regional e local, dá clareza às delimitações dos zoneamentos centrais, inclui cinturão de amortecimento ao redor da empresa Eliane Revestimento Cerâmicos e reafirma a necessidade de preservação das nascentes dos rios Cocal e Tigre.

Outro ponto importante reflete na questão da Área Industrial. Toda a parte sentido Leste do município, em direção à Morro da Fumaça, não haverá previsão de loteamento. Os terrenos serão permitidos para a instalação de empresas. Tudo isso porque neste acesso existem duas áreas industriais com projeção para novas, o que evitará qualquer tipo de conflito entre indústria e residência.

Para o presidente do Conselho das Cidades, Allan Pretto da Silva “o novo Plano Diretor vem para ser um documento de fácil entendimento para todos. A supressão de expressões técnicas o deixaram mais acessível ao cidadão e todas as melhorias proporcionarão o melhor para a cidade e, principalmente, para as futuras gerações", conclui.

Histórico

O Plano Diretor do Município foi criado em 2008 por meio da Lei Complementar nº16/2008.  Ele contém os objetivos e as diretrizes das políticas municipais para o desenvolvimento sustentável e a consolidação urbana do município, segundo os fundamentos da Lei Orgânica Municipal e conforme o disposto na Lei Federal n° 10.257, de 10 de julho de 2001, e na Constituição Federal de 1988. Esta é a segunda revisão de atualização do Plano Diretor no município.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito