Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

“É uma experiência única”, diz fisioterapeuta da Seleção de Vôlei sobre os Jogos Olímpicos

Natural de Turvo, Matheus Cardoso é integrante da comissão técnica que foi a Tóquio 2020
Por Vítor Filomeno Araranguá, SC, 14/09/2021 - 10:42 Atualizado em 14/09/2021 - 10:42
Foto: Divulgação/CBV
Foto: Divulgação/CBV

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

No dia 20 de setembro, a Câmara de Vereadores de Araranguá homenageará o fisioterapeuta Matheus Cardoso, da Seleção Brasileira de Vôlei Masculino, que esteve nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. O pedido de homenagem foi feito pela vereadora Lena Périco (MDB). Em entrevista ao Programa Adelor Lessa desta terça-feira, 14, o integrante da comissão técnica de Renan Dal Zotto afirmou que “é uma experiência única” participar de uma Olimpíada.

“A gente começou o ciclo olímpico em 2017, com toda a preparação específica para algumas competições anuais até a vaga para as Olimpíadas, que a gente conseguiu na Bulgária, num pré-olímpico extremamente disputado. Foi a minha primeira Olimpíada e é um evento ímpar. Participei de outros eventos com a seleção brasileira, mas realmente a Olimpíada é o que existe de maior no mundo competitivo. É uma experiência única, onde você vê os melhores atletas do mundo, convive com eles durante duas semanas, com jogos extremamente disputados. Então, foi uma experiência única, só vivendo o que a gente vive lá durante duas semanas para poder falar um pouco melhor sobre essa oportunidade”, disse Cardoso sobre a preparação para os Jogos.

Apaixonado por futebol desde pequeno, o turvense Matheus Cardoso chegou a participar das categorias de base do Vasco da Gama (RJ) em 1997. Após voltar para Santa Catarina e desistir da carreira de jogador em 2001, optou por estudar Fisioterapia por ser uma profissão lhe deu “a oportunidade de trabalhar na área da saúde e continuar trabalhando com esporte”.

A parceria com o treinador Renan Dal Zotto começou em 2005, com a montagem de um time em Florianópolis, patrocinado pela Cimed. “Na época, o Renan Dal Zotto me convidou para ser fisioterapeuta e fiquei durante todo o projeto, que se estendeu de 2005 a 2012. A Cimed tinha uma base da Seleção Masculina sub-23 e, por isso, eu fui convidado para comandar a Seleção sub-23 Masculina em Saquarema, no Rio de Janeiro”, lembrou Matheus. Com a saída de Bernardinho da Seleção, Renan foi escolhido como substituto, convidando o fisioterapeuta a integrar a sua comissão técnica.

Ele ainda comentou sobre o quarto lugar nos Jogos Olímpicos, após duas derrotas traumáticas para Rússia e Argentina. “Acredito que o nosso jogo crucial foi o contra a Rússia, onde o jogo estava em 1 a 1, a gente estava ganhando o terceiro set de 20 a 12 e tomou uma virada histórica, que no vôlei masculino é muito difícil de acontecer”, afirmou Cardoso.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito