Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
CORONAVÍRUS - Saiba mais aqui

É brincando que se aprende

Alunos do Colégio Unesc recebem palestra interativa "Energias Renováveis"
Redação
Por Redação Criciúma - SC, 29/03/2019 - 12:30
(foto: Fagner Santos)
(foto: Fagner Santos)

Tímida, Nicole Aguiar Cavaler, de sete anos, contou o que aprendeu recentemente sobre geração de energia renovável. "Existe a energia do vento (eólica), da água (hidrelétrica) e do sol", explicou. A menina é aluna do 2º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc, turma que recebeu na tarde desta quinta-feira (28/03) uma palestra interativa sobre energia e meio ambiente.

Ao lado dos colegas, Nicole explorou novas possibilidades de conhecer o mundo que a rodeia. "Agora eu sei de onde vem a energia e para que serve. A energia renovável é melhor, ela não prejudica o nosso planeta", argumentou. A turma conta com 21 estudantes.

Conhecer o amplo de maneira lúdica

A iniciativa de apresentar um tema complexo aos pequenos partiu da professora do 2º Ano, Ana Karen Rosado Teixeira, que convida pais de alunos para compartilhar seu conhecimentos profissionais. "Esta é apenas uma das atividades que os alunos realizam em parceria com pais de colegas. Os pais prontamente aceitaram repassar o que sabem", colocou Ana.

Para a professora, a interação é importante por auxiliar no desenvolvimento das crianças. "O processo pedagógico torna-se ainda mais significativo para os alunos", ressaltou.

Ensino leve e com resultados

A pedagoga Daiane Rodrigues Rezende Bubbo e o engenheiro de Energia Patrick Nikson Bubbo, conduziram a palestra. Eles são pais de Patrick Nikson Bubbo Júnior, colega de classe de Nicole. Foram convidados pela professora das crianças pelo conhecimento técnico do tema e também da capacidade de interagir com os pequenos.

Pensando na pouca idade das crianças, o casal criou uma apresentação lúdica e interativa. "A ideia era ensinar para crianças pequenas e, com este conhecimento, iniciar uma consciência ambiental neles", explicou o engenheiro de Energia.

A palestra também contou com uma narrativa histórica sobre o surgimento do uso da energia elétrica e seu contexto histórico. Ao serem questionados sobre a origem da energia, os alunos responderam. "Do sol", disse um dos colegas de Nicole. "Da tomada", acrescentou outro, empolgado.

O ensinamento veio com o auxílio de uma apresentação leve, desenhos para colorir, maquetes e plaquinhas verdes e vermelhas representando energias renováveis e não renováveis, respectivamente. "Como é um assunto complexo, acabamos inserindo estas atividades diferentes", acrescentou Daiane.

E deu certo. Prova disso é a resposta de Nicole. "Eu gostei de tudo, mas gostei muito do ventilador gigante que cria energia do vento e não polui o meio ambiente", aprovou a menina, rindo. Ao final da palestra, uma revisão testou os conhecimentos dos alunos. "Energia renovável é melhor", gritaram, em conjunto, as 21 crianças. 

Tags: unesc