Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Duelo para ver quem sai de baixo

Criciúma recebe o Vitória no Heriberto Hülse e os três pontos podem marcar arrancada do Tigre na Série B
Por Heitor Araujo Criciúma - SC, 15/10/2019 - 14:32 Atualizado em 15/10/2019 - 15:06
Daniel Costa fez três gols e deu três assistências nesta Série B (Foto: Caio Marcelo / Criciúma EC)
Daniel Costa fez três gols e deu três assistências nesta Série B (Foto: Caio Marcelo / Criciúma EC)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O pior ataque recebe a terceira pior defesa nesta terça-feira, às 19h15, em partida válida pela 29ª rodada da Série B. No Heriberto Hülse, o Tigre, 18º lugar na tabela, precisa vencer o Vitória, 15º, para manter viva a possibilidade de sair da zona de rebaixamento apenas na próxima rodada.

Com 28 pontos, o Tigre está três pontos atrás do Londrina, primeiro clube fora da zona de rebaixamento, e quatro atrás do Vitória. Pelo critério de desempate, o Londrina permanece na frente mesmo que seja alcançado em pontos pelo Criciúma.

Portanto, o confronto desta terça é importante para não deixar o Vitória disparar, manter-se na cola dos adversários e tentar sair do rebaixamento na próxima sexta-feira, contra o CRB. Mais do que isso, a força do Heriberto Hülse vai ser fundamental para tentar chegar aos 45 pontos no final da competição, considerada a média de corte da zona de rebaixamento.

Ao contrário das últimas rodadas, até pelo curto espaço de tempo, Roberto Cavalo não revelou a escalação para o duelo contra os baianos. A tendência é a manutenção de Andrew no time; o mistério é em qual posição o jogador vai atuar.

Sem Foguinho, suspenso, e com a volta de Eduardo, Andrew pode ser adiantado para atuar onde se sente melhor – a extrema – ou continuar improvisado na lateral direita, já que Carlos Eduardo está fora por duas semanas, com lesão na clavícula. Se Andrew for adiantado, Eduardo ou Jean Mangabeira fariam a lateral direita.

No gol, Luiz está suspenso e Bruno Grassi entra naturalmente na equipe. Experiente, Grassi conhece o momento crucial para o Tigre reverter a situação na tabela de classificação. “Se tratando do próximo jogo, sim, é o mais importante (do ano). Precisa fazer prevalecer o fator casa, temos que estar atentos aos detalhes para fazer gols e não sofrer. Estamos com tranquilidade para trabalhar, precisamos só do resultado positivo para sair dessa situação incômoda. Nós não estamos desfocados”, garante o goleiro.

A atenção vem sendo fator muito debatido no Heriberto Hülse. A bola aérea defensiva tem sido o pesadelo, enquanto o ataque balançou as redes apenas 20 vezes. “O Criciúma vai reagir na hora certa, está em evolução. Não vamos deixar o Criciúma ser rebaixado, mas precisamos errar menos. Os gols que estamos tomando é em detalhes em bolas que poderiam ser tiradas”, avaliou Cavalo após a derrota por 1 a 0 contra o Coritiba, em coletiva de imprensa no Couto Pereira.

Vitória embalado?

Vindo da Série A, muita gente apostava no Leão da Barra como um dos favoritos ao acesso nesta Série B. A tradição rubro-negra não se confirmou e, a exemplo do Tigre, o clube passou muitas rodadas na zona de rebaixamento, sem engrenar uma boa sequência de resultados.

É para embalar que o Vitória visita o Criciúma. Os baianos vêm de duas vitórias consecutivas, a última de virada sobre o Cuiabá na Arena Pantanal, e almeja distanciar-se da zona de rebaixamento.

Geninho ganhou três reforços para a partida: Wesley e Felipe Garcia retornam de suspensão e Felipe Gedoz recuperou-se de lesão no tornozelo. Eles devem ser as novidades para enfrentar o Tigre.

Mesmo com a recente boa fase, a defesa continua sendo um problema do time. Foram 36 gols sofridos na Série B; só Londrina e São Bento sofreram mais. Nas últimas quatro partidas, o Vitória tomou gol em todas: 6 no total - dois para Bragantino e Sport e um para Oeste e Cuiabá. 

Super combo

Como os resultados não estão vindo, o Tigre aposta na torcida para dar a volta por cima. O clube lançou promoção de ingressos para os dois próximos jogos em casa – contra Vitória e CRB – pelo valor de R$ 15 o combo. Separadamente, cada partida custa R$ 10.

A campanha em casa não é necessariamente o problema do Tigre na competição, foram 20 pontos conquistados em 14 partidas, sendo o 13º melhor mandante. No entanto, a avaliação é de que o clube não pode mais perder pontos no Heriberto Hülse.

Comandante pede criação

Daniel Costa, camisa 10, não é o mesmo que defendeu o CSA no ano passado? O jogador, que tem 3 gols e 3 assistências nesta Série B, vem sendo cobrado para ter um desempenho mais constante. O próprio Roberto Cavalo pediu mais participação do jogador nas partidas.

“O Daniel, o que ele fez no CSA, foi uma diferença muito grande. Hoje ele está mais marcado e precisa ter mais dinâmica para sair da marcação. Com o meia que tem criatividade, como é o Daniel, precisamos criar mais situações para o Léo Gamalho. Estamos preocupados porque não estamos criando como deveríamos”, avaliou o técnico.

De olho na tabela

Além de empurrar o Tigre no estádio, o torcedor carvoeiro vai dividir atenções nesta terça-feira. Serão outros seis jogos, encerrando a 29ª rodada. Além de vencer, o Criciúma precisa que Londrina tropece contra o Figueirense, no estádio do Café. Porém, se o Figueira vencer e o Tigre não, o Tigre pode ser ultrapassado e até encerrar a rodada na lanterna, caso o São Bento vença o Coritiba, em Sorocaba.

A vitória pode valer ao Criciúma a 17ª colocação, caso Vila Nova não vença o América Mineiro no Independência. Já o Rubro-negro baiano pode subir uma posição, ao 14º lugar, se vencer. Uma derrota pode até colocar o clube na zona de rebaixamento, se Vila Nova e Londrina ganharem seus jogos.

Ficha Técnica

Criciúma x Vitória, válido pela 29ª rodada da Série B

Local: estádio Heriberto Hülse

Horário: 19h15

Arbitragem: Felipe Gomes da Silva, auxiliado por Luiz Santos Renesto e Weber Felipe Silva (PR)

Criciúma: Bruno Grassi; Andrew, Thales, Sandro e Marlon; Jean Mangabeira, Eduardo, Wesley e Daniel Costa; Vinícius e Léo Gamalho. Téncico: Roberto Cavalo

Vitória: Martín Rodríguez; Van, Everton Sena, Ramon e Thiago Carleto; Léo Gomes e Lucas Cândido; Felipe Gedoz, Wesley e Felipe Garcia; Caicedo. Técnico: Geninho

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito